Presidente da Jucepar recebe representantes de tradutores do Paraná

27/07/2017

O presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Akel, esteve reunido nesta quarta-feira (26), com representantes da nova diretoria da Associação de Tradutores Públicos do Paraná (ATPP). Legalmente, a Jucepar é o órgão responsável pela coordenação das atividades de tradutores públicos e intérpretes juramentados.

A visita contou com a presença da nova presidente da ATPP, Roseane Rezende de Freitas, da vice-presidente, Andrea Andri Doris e de Raquel Schaitza e André Bruel, também da diretoria que está à frente da associação no biênio de 2017/2018.

Durante o encontro, foram apresentadas algumas propostas da nova gestão, como a regulamentação dos processos de tradução de documentos que acontecem digitalmente, além da digitalização de todos os livros de tradução que, no caso de falecimento de tradutor público, devem ser entregues à Junta Comercial para serem arquivados.

O presidente da Jucepar se comprometeu a analisar os temas propostos e também informou sobre os planos da Junta Comercial em realizar um novo concurso para tradutores públicos em línguas onde existe demanda, mas não há muitos profissionais juramentados, como polonês, mandararim, grego, holandês, sérvio, catalão e outros. De acordo com Akel, a possibilidade de concurso já está sendo analisada em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ainda na reunião, foram ressaltados os vínculos entre os tradutores públicos e intérpretes juramentados e a Junta Comercial do Paraná. De acordo com os representantes, a entidade sempre foi sensível aos pleitos da categoria, inclusive com a realização do primeiro concurso público para credenciamento de profissionais em 2012 (depois de duas décadas sem novos credenciamentos). Atualmente são quase 230 tradutores e intérpretes credenciados em 13 idiomas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Jucepar

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Encontrou algum erro