Presidentes das Juntas Comerciais do Brasil se reúnem em Curitiba

15/06/2018

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) recebeu nesta quinta-feira (14) os presidentes e vice-presidentes das Juntas Comerciais do Brasil para discutir assuntos relacionados ao registro de comércio de todo o país. A abertura do evento contou com a presença do Secretário Especial do Desenvolvimento Econômico no Paraná, Virgílio Moreira Filho. Segundo ele, esses encontros são de fundamental importância. “As reuniões ocorrem com frequência, uma vez em cada estado do Brasil e elas são importantes justamente pelo fato de que é necessário normatizar e equalizar as regras, para que os usuários das juntas comerciais se beneficiem disso e tenham, cada vez mais, um serviço ágil e de qualidade”, disse.

Durante o evento foi discutido a deliberação sobre a integração dos cartórios à RedeSim e a deliberação sobre a depuração das bases de CNPJ e NIRE. Sâmya Aby Faraj Linhares Bastos, presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (FENAJU) e presidente da JUCERN, apresentou uma proposta reformulação na tabela de serviços do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) e também propôs a integração às Juntas Comerciais da base de dados do Conselho Federal de Contabilidade.

Foi debadito sobre a regulamentação dos leiloeiros, a realização de padronização do processo eletrônico e o desenquadramento do Micro Empreendedor Individual (MEI). Segundo o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, o balanço final do encontro de presidentes é positivo. “Foi um dia de trabalho intensivo. É muito importante essa troca de experiência entre as Juntas. Além disso, soubemos que a Jucepar é vista como referência para outras Juntas e isso é muito gratificante”, explica.

Akel enfatizou a presença do diretor do DREI, Conrado Vitor Lopes, que participou de boa parte da reunião. “Com a sua participação, ele proporcionou a necessária efetividade das deliberações, já que permitiu a construção conjunta das Instruções Normativas do DREI, que vão pautar os trabalhos cotidianos das Juntas Comerciais”, afirma.

Presentes

Conrado Vitor Lopes Fernandes, diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI)

Virgílio Moreira Filho, Secretário Especial do Desenvolvimento Econômico do Paraná

Sâmya Aby Linhares Bastos, presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (FENAJU) e presidente da JUCERN

Ardisson Akel, presidente JUCEPAR

Valdir Pietrobon, vice-presidente JUCEPAR

José Donaldo Bittencourt Junior, presidente JUCEMG

Sergio Silva Sombra, presidente JUCEMA

Carlos Afoson Cirpiano dos Santos, presidente JUCEAC

Carlos Alberto Barros Araújo, presidente JUCEAL

Antonio Lopes de Souza, presidente JUCEA

Gilberto Laurindo, presidente JUCAP

Letícia Rangel Serrão Chieppe, presidente JUCEES

Leonardo Wascheck Fortini, presidente JUCEG

Taciana Coutinho Bravo, presidente JUCEPE

Maria Alzenir Porto da Costa, presidente JUCEPI

Itacir Amauri Flores, presidente JUCISRS

Gerson Antonio Basso, presidente JUCESC

Simone Gráss Senise, vice-presidente JUCEPI

Fernando Willrich, procurador JUCESE

Micheline Machado , JUCERN

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Jucepar

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Encontrou algum erro