Centro de Documentação e Treinamento da Jucepar inaugura em Curitiba

03/07/2018

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) inaugura, nesta terça-feira (3), o seu Centro de Documentação e Treinamento. O prédio abrigará mais de 30 milhões de documentos das empresas abertas no Paraná desde a criação da Junta, em 1892. O evento de inauguração ocorrerá a partir dar 19h30 e contará com a presença da Governadora do Estado, Cida Borghetti. A sub sede está localizada na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 747, no Centro de Curitiba.

O novo prédio, com mais de 1,5 mil m², vai abrigar todos os registros, além de ter uma estrutura que permitirá o acesso de pesquisadores e historiadores que precisam fazer buscar no acervo da Jucepar. Além de registros, estatutos, atas e alterações, também é possível identificar períodos importantes do desenvolvimento do Paraná. “Os documentos mostram o ciclo da erva-mate, madeira, café e do agronegócio aqui no estado. São verdadeiras preciosidades históricas, já que por um bom tempo coube à Junta Comercial o papel de fazer o registro de marcas e patentes”, conta. Com o novo imóvel, a ideia é fazer o processo de digitalização de 100% do arquivo para facilitar a pesquisa. Os registros a partir de 1995 estão todos digitalizados. 

Antes, os documentos estavam parte armazenadas no subsolo da atual sede da Junta Comercial e o restante em um outro imóvel cedido pelo Governo do Estado no bairro Santa Cândida. Com a nova sub sede, tudo ficará mais organizado e de fácil acesso. “Por lei, a Junta Comercial precisa assegurar que estes documentos estejam disponíveis, por tempo indefinido, para eventuais consultas requeridas pela Justiça. Com a sub sede isso será facilitado, pois tudo estará em um único local”, explica o presidente Ardisson Akel.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Jucepar

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Encontrou algum erro