Jucepar já emite 1 em cada 4 certidões pela internet

11/06/2014

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) já emite 26% das certidões empresariais pela internet. O balanço dos cinco primeiros meses de disponibilidade do serviço, lançado em dezembro de 2013, indica que foram expedidos 30.600 documentos neste período, o equivalente a 306 certidões fornecidas por dia útil.

Antes, para ter acesso a uma certidão empresarial, o interessado precisava se dirigir a uma unidade da Jucepar. Mesmo com a consolidação da certidão digital, a versão impressa continua disponível aos interessados. As certidões empresariais servem para atestar, por exemplo, a composição acionária de uma empresa, o seu capital social, quem são seus legítimos administradores, entre outras informações. 

De acordo com o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, a adesão do público à certidão digital tem crescido gradativamente, ressaltando a importância dos serviços disponíveis pela internet. "Acreditamos que é possível facilitar a vida do empresário e estamos empenhados em desburocratizar outros serviços, como já fizemos com a consulta de viabilidade e reserva de nome", observa.

Como emitir uma certidão via web

Para ter acesso às certidões simplificadas, específicas ou de inteiro teor, o usuário deve fazer um cadastro no site da Jucepar, informando o Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE), que é o código de legalidade da empresa na Junta Comercial.

Entretanto, o empresário que não souber o número do NIRE pode realizar a pesquisa na página inicial do site da Junta. Após a confirmação dos dados, será emitido um boleto para pagamento em bancos, caixas eletrônicos, casas lotéricas ou mesmo pela internet. Com a confirmação do pagamento, a certidão é enviada diretamente ao e-mail do usuário, que tem sua validação por meio da Certificação Digital. Além do serviço pela internet, as certidões continuam sendo expedidas nas agências da Jucepar, como tradicionalmente. 


Fonte: Assessoria de Imprensa/Jucepar

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Encontrou algum erro