Junta Comercial do Paraná abre concurso para Tradutor Público e Intérprete Comercial

22/09/2011

 


A Junta Comercial do Paraná informa que abriram em 16/09 as inscrições para o concurso público de habilitação de profissionais para a exercerem a função de “Tradutor Público Juramentado e Intérprete Comercial no Estado do Paraná”. O último concurso para a função foi realizado há mais de 23 anos, sendo que a carência de tradutores juramentados é enorme no Paraná.

Estão sendo ofertadas vagas para 12 idiomas: Japonês, Ucraniano, Polonês, Mandarim, Árabe, Russo, Espanhol, Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Grego Moderno.

O concurso será realizado sob a responsabilidade do Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná – UFPR e as inscrições serão realizadas no período de 16/09 a 07/10/2011.

Informações e inscrições em:www.nc.ufpr.br.

O Tradutor Público Juramentado: A função do tradutor público juramentado e do intérprete comercial é regulada pelo Decreto nº 13.609/43 e sua nomeação é realizada pelas Juntas Comerciais, mediante concurso. O tradutor não é funcionário público, mas recebe habilitação pública vitalícia para passar certidões, fazer traduções em língua vernácula de todos os livros, documentos e mais papéis escritos em qualquer língua estrangeira, que tiverem de ser apresentados em juízo ou qualquer repartição pública, inclusive nos atos empresariais registrados na Junta Comercial do Paraná, pelas quais o próprio usuário/cliente lhe paga o preço devido pelos serviços, conforme tabela fixada pela Junta Comercial do Paraná.
 
Importância: Com o processo de retomada do crescimento da economia do estado do Paraná, a função de Tradutor Público Juramentado e intérprete comercial ganha muita importância e demanda, vez que o número de empresas estrangeiras se instalando no estado, bem como de investimentos e relações comerciais envolvendo pessoas físicas e jurídicas estrangeiras têm aumentado substancialmente a partir desse ano. Assim, o concurso para a seleção de Tradutores e Intérpretes é mais um dos mecanismos que o Estado do Paraná viabiliza para o fomento econômico, a partir de um ambiente favorável à atração de investimentos estrangeiros e geração de empregos para o bem da sociedade paranaense.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Encontrou algum erro