Paraná lança sistema que vai informatizar ações de vigilância sanitária

Data 10/11/2015 | Assunto: Notícias

Funcionalidade vai agilizar a implantação do programa Empresa Fácil Paraná, um dos principais projetos do Estado para desburocratizar os processos de registro empresarial.
O Governo do Paraná lançou nesta terça-feira (10) um sistema inovador que informatiza o registro das ações de vigilância sanitária no âmbito estadual e municipal. Trata-se de um marco para o setor, pois cria um banco de dados estadual sobre as ações desenvolvidas na área e ainda possibilita o acesso rápido de informações sobre a situação sanitária dos estabelecimentos existentes no Estado. A nova funcionalidade vai agilizar a implantação do programa Empresa Fácil Paraná, um dos principais projetos do Estado para desburocratizar os processos de registro empresarial.

Elaborado pela Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), o sistema foi inteiramente construído para atender as necessidades da autoridade sanitária. O software garante que os fiscais e gestores tenham subsídios adequados para o desenvolvimento de ações que protejam a saúde da população.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, compilar informações em um único sistema permite que o Estado acompanhe de perto o trabalho dos municípios e facilita a vida de quem atua na ponta, fiscalizando os estabelecimentos. “São inúmeras funcionalidades que padronizam o processo de trabalho das equipes de vigilância sanitária e possibilitam que tenhamos um panorama geral dos estabelecimentos em funcionamento no Estado”, explicou.

Segundo ele, o sistema traz benefícios para o poder público (órgãos de vigilância sanitária), para os empresários (setor regulado) e também para a população (consumidores). “Criamos um sistema moderno, fácil de usar e que organizará o registro das ações vinculadas à vigilância sanitária. O resultado disso será a garantia da oferta de produtos e serviços com cada vez mais qualidade e segurança”, destacaram Caputo Neto.


O Sistema Estadual de Informações em Vigilância Sanitária (SIEVISA) já funciona há pouco mais um mês em fase de testes. Neste período, 68 municípios de cinco regionais de saúde já aderiram ao programa e abastecem o banco de dados com informações.

O presidente da Junta Comercial do Paraná – Jucepar, Ardisson Akel, esteve presente no lançamento do Sievisa e destacou a importância do papel da vigilância sanitária na implantação do programa Empresa Fácil Paraná, um dos principais projetos do Estado para desburocratizar os processos de registro empresarial.

Akel afirma que para se abrir uma empresa é necessário uma série de documentos de diversas entidades governamentais e um deles é a licença sanitária, expedida pelos órgãos de saúde. Com o sistema, tudo ficará mais simples e fácil. “A Vigilância Sanitária é um dos primeiros órgãos de licenciamento que traz uma solução inovadora e eficiente para desburocratizar este processo”, revelou. “Isso mostra que a Secretaria da Saúde está alinhada com a nossa proposta de agilizar os procedimentos e facilitar a vida dos empresários, sem esquecer dos aspectos legais”, concluiu.




Está notícia foi publicada no Junta Comercial do Paraná http://www.juntacomercial.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.juntacomercial.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=203