Competitividade nas micro e pequenas empresas é tema de encontro em Curitiba

01/10/2013

Empreendedores e entidades representantes das micro e pequenas empresas se reuniram em Curitiba, nos dias 27 e 28 de setembro, para o 15º Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa e Empreendedores Individuais (Enampe). Com o tema "A Competitividade no Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas", o evento contou com debates e apresentação de políticas públicas federais e estaduais que visam ao desenvolvimento da área.

Presente no encontro, o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Naim Akel, afirma que esse foi um espaço para a troca de experiências em busca do desenvolvimento dos pequenos negócios. Akel destaca a conversa com o Secretário de Competitividade e Gestão da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Carlos Leony Fonseca da Cunha, sobre as perspectivas de avanço na área de tecnologia da informação no Departamento de Registro Empresarial e Inovação (DREI). “A Jucepar, que é subordinada ao órgão, tem grande interesse na área, pois está em via de implantar a Redesim no Paraná, que vai facilitar a vida do empresariado”, ressalta.

Em sua palestra, Leony disse que a Secretaria pretende gerar uma entrada única de dados e um processo integrado pela internet para que a abertura e o fechamento de empresas aconteçam em um prazo máximo de cinco dias. Também palestrante do evento, o então secretário Estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, ressaltou as políticas públicas estaduais para o setor e destacou que o Paraná é o melhor estado do Brasil para as micro e pequenas empresas, conforme mostra pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae.

O 15° Enampe foi realizado pela Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), com apoio da Federação das Micro e Pequenas Indústrias do Estado do Paraná (Fepimpar), do Sebrae-PR, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Caixa Econômica Federal.

Fonte: Assessoria de imprensa da Jucepar, com informações da Conampe

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Encontrou algum erro