41º Enaj é encerrado com discussões sobre a melhoria do ambiente de negócios 05/12/2022 - 14:04

O 41º Encontro Nacional das Juntas Comerciais (Enaj) foi encerrado nessa sexta-feira (02), com várias ideias e experiências compartilhadas entre os participantes. O foco do encontro foi o Registro Mercantil e a melhoria do ambiente de negócios nos estados e municípios, permitindo que os empreendedores tenham um ambiente digital simplificado, com facilidade de acesso à informação, agilidade, transparência e redução da burocracia.

“Chegamos ao encerramento no nosso 41º Enaj, com um resultado muito positivo e agradecidos com a presença de todos. Nesses dias tratamos de assuntos voltados a melhoria do ambiente de negócios no Brasil, boas práticas desenvolvidas pelas juntas comerciais, pensando sempre no empreendedor brasileiro. O Brasil precisa ser forte e isso vai acontecer se tivermos uma economia forte, tendo como o principal ator o empresário”, disse o presidente da Junta Comercial do Paraná, Marcos Rigoni.

A presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Alzenir Porto, agradeceu a anfitriã do evento, Jucepar, e todos os gestores das Juntas do Brasil. “Concluímos esse encontro com a sensação de dever cumprido, com a certeza de que compartilhamos inúmeros conhecimentos entre as delegações. O Registro Mercantil segue forte, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país”, finaliza.

Durante o evento, o presidente do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), Allan Nascimento Turano, disse que a parceria técnica com as Juntas deve ter continuidade, com foco na “uniformidade dos procedimentos” e proposição de melhorias.

O encontro foi realizado na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba (PR), e contou com a presença de presidentes, secretários-gerais, procuradores e servidores das Juntas Comerciais de todo o País. O evento também foi uma comemoração dos 130 anos da Jucepar, um dos órgãos mais importantes do Paraná.

Dezenas de pessoas participaram dos grupos reunidos em três salas de discussão. No último dia de evento todos os participantes se reuniram no auditório para apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o evento. O procurador Regional da Junta do Paraná, Marcus Vinicius Tadeu Pereira apresentou algumas pautas discutidas na sala de Procuradores e Secretários Geais. Para ele, o Enaj permitiu a conclusão de algumas pautas que já foram discutidas durante o ano. “A participação dos representantes do Drei permitiu criar novos planos de trabalho e definição de boas práticas e assentamento de entendimentos”, destaca. Os procuradores e secretários-gerais fazem reuniões contínuas durante o ano, através de canais digitais, mas os encontros presenciais permitem trocas mais efetivas de experiências e definições.

Já a Sala de TI e Gestores da Redesim tiveram a oportunidade de discutir ajustes necessários nos sistemas, entre eles os procedimentos e técnicas para efetivar o fim da Eireli e também em relação a adequações necessárias para o Inova Simples, entre outros.

“As Juntas têm investido muito em tecnologia e capacitações. Com o mapa de empresas do governo federal conseguimos ver que esse esforço está dando ótimos resultados”, disse o diretor do Drei, André Santa Cruz Ramos.

O evento também foi uma comemoração dos 130 anos da Jucepar, um dos órgãos mais importantes do Paraná e uma referência nacional no registro e legalização de empresas. “Nós batemos recorde na abertura de empresas, com a média de 14 horas. Mas esse tempo pode ser melhor ainda se o empreendedor optar pelo regime automático, simplificado. Nele, uma empresa pode ser aberta em questão de segundos, uma empresa pronta para funcionar, registrar um empregado, faturar no mesmo dia, e já pagar imposto no mês seguinte. Isso é fantástico”, conclui o presidente Rigoni.