Aquisição de nova sede é destaque da reunião do Conselho Administrativo da Jucepar 04/12/2023 - 17:54

O Conselho de Administração da Junta Comercial do Estado (Jucepar) esteve reunido nesta segunda-feira (04) para realização da reunião ordinária relativa ao terceiro trimestre de 2023. Na ocasião foi apresentado o tradicional balanço trimestral das atividades e também informações relativas à compra do novo prédio da autarquia, adquirido na última semana.

O investimento foi de R$ 10,4 milhões em recursos próprios. Após a mudança, a Junta passará a funcionar na Rua Ébano Pereira, 309, no Centro da Capital. O prédio conta com uma infraestrutura que vai desde energia solar, até 28 vagas de estacionamento, auditório com 180 lugares, salas menores para pequenas reuniões e área de refeitório e lazer.

“Vai atender às nossas necessidades. Quando cheguei aqui em 2019, no primeiro ofício que fiz, entre os apontamentos, estava a aquisição de um prédio, uma vez que nós entendíamos que este não era o adequado para a qualidade e para a importância do serviço que a Junta presta à comunidade e sua contribuição ao governo do Paraná”, destacou o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni.

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, esteve na reunião para celebrar o momento histórico da conquista. Barros lembrou que a aquisição de outro prédio para a Jucepar é almejada desde quando foi secretário da Indústria e Comércio do Paraná em 2011.

“A Junta tem recursos e gostaria de ter uma sede adequada. Neste prédio atual, ela está instalada, mas precisava modernizar, e ficamos felizes com a possibilidade e a perspectiva de logo podermos mudar para a nova sede”, disse Barros antes de seguir para uma reunião com o embaixador da Itália.

Barros afirmou ainda que a compra do prédio concluiu uma batalha com a burocracia e uma chance de entregar à população o que o poder público gostaria, mas esbarra em diversos entraves, que dessa vez foram vencidos.

Anielle Aufiero, representante dos servidores da instituição, disse que os servidores estão empolgadas e felizes com a aquisição. “Queremos agradecer à diretoria pelo empenho na compra do prédio. Passou de ser um sonho para uma necessidade há muito tempo.”

BALANÇO –  O balanço apresentado pela Jucepar mostrou que o crescimento de receita em relação a 2022 foi de 16%, enquanto as despesas tiveram um crescimento de 8%, boa parte em decorrência do aumento salarial concedido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior aos servidores. Ainda foram repassados R$ 10,5 milhões para o Estado, em atendimento à EC 93/2016 – DREM (Desvinculação de Receitas dos Estados e Municípios)

Quanto à abertura de empresas, o crescimento em relação a 2022 foi de 2,64%, sendo que em 2023 foram abertos 218.742 empreendimentos e em 2022 foram 213.122. Hoje o Paraná soma 1,7 milhão de empresas ativas.

O tempo médio de abertura de empresas ficou em 13 horas e 54 minutos, total bem abaixo da média nacional que ficou com 1 dia e 6 horas.

OUVIDORIA – Foi apresentado relatório das demandas da Ouvidoria, no qual constatou-se que o tempo médio de respostas foi de 32,4 horas no mês de setembro/2023. Os dados apresentados demonstraram que 80% das manifestações não procedem, 16% procedem, 2% estão com informações insuficientes e 2% procedem parcialmente. Os atendimentos da Ouvidoria são avaliados pelos demandantes, com notas de 1 a 5 e, em mais de 80% dos casos a nota foi superior a 3.

LISTA DE PRESENÇA – Estiveram presentes na reunião: o secretário da Indústria, Comércio e Serviços e presidente do Conselho, Ricardo Barros, o diretor-geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Souto Puppi, o presidente da Jucepar e secretário-executivo do Conselho de Administração, Marcos Sebastião Rigoni de Mello, a representante da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Adele Stival Chenu Schneider, a representante da Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Anadeje Melissa Alexandre Strechar, a representante dos servidores da Jucepar, Anielle Luniere Santiago Aufiero, o representante da Fecomércio, Ari Faria Bittencort, o presidente do Conselho Regional de Economia, Celso Machado, o presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Paraná, Ercílio Santinoni, o representante do Conselho Regional de Administração, Evandro Stelle Teixeira Filho, o presidente da Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento e Similares, Fábio Bento Aguayo, o representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, José Georgevan Gomes de Araújo, a representante da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná, Juçara Marques Negreiros, o representante da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina, Julio Vianna, o secretário-geral da Jucepar, Leandro Marcos Raysel Biscaia, o procurador regional da Jucepar, Marcus Vinícius Tadeu Pereira, o representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Narciso Doro Junior, o representante do Sistema Ocepar, Nelson Costa, o representante da Associação Comercial do Paraná, Paulo Brunel, a representante do Colégio de Vogais da Jucepar, Samara Cristina dos Santos de Meira, o vice-presidente da Jucepar, Sebastião Motta, o representante da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Valdir Pietrobon, o coordenador de Tecnologia da Informação, Integração e Desburocratização, Idervan Caetano e o coordenador de Administração e Finanças, Bruno Purckote.