Conselho de Administração da Jucepar se reúne para avaliação dos relatórios de 2023 05/02/2024 - 17:18

Na manhã dessa segunda-feira (5), o Conselho de Administração da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) reuniu-se para as deliberações referentes ao ano de 2023.

O Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, foi quem presidiu a mesa, acompanhado do Presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, que secretariou a sessão e conduziu os temas da pauta.

Nessa primeira reunião do ano foram apresentados os dados de 2023, sistematizados nos relatórios Contábil e Financeiro, Estatístico, de Ouvidoria, além da situação dos servidores (entrada e saída).

O conselho debateu também sobre as taxas de serviços, que são ajustadas conforme a inflação do período. Nesse sentido, foi deliberado um reajuste de 3,7%, percentual esse corrigido pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

“Estamos aplicando essa correção para que possamos manter os investimentos da Junta, e ainda assim somos a que pratica os menores valores em relação ao Brasil, mesmo com um alto volume de processos.”, ressaltou Rigoni.

Um dos destaques do Relatório Estatístico foi o número de empresas que vieram de outros estados para o Paraná, totalizando 8.584 transferências de sede. Um aumento de 26,7%, comparado com o ano de 2022.

Para Ricardo Barros, tal fator se deve porque o Estado tem um bom programa de incentivos fiscais (como o Paraná Competitivo), além da Invest Paraná que atua de forma muito efetiva na atração de investimentos e a velocidade nas questões burocráticas.

“É um conjunto de fatores que faz com que empresas procurem o Paraná. Isso aumenta a atividade econômica, crescemos mais do que outros estados e nos tornamos mais atraentes ainda para as empresas que querem fazer negócio. É um círculo virtuoso muito bom, do qual a Junta Comercial faz parte”, enfatizou.

De acordo com o presidente da Jucepar, esse aumento é resultante da política do Governo do Estado para diminuir a burocracia, além da efetividade nos serviços prestados pela Junta Comercial do Paraná.

“Isso atrai o empresário para cá, pois ele busca credibilidade do governo e desburocratização, e isso a Junta Comercial do Paraná oferece”, completou Rigoni.

O presidente reforçou ainda o esforço da equipe em fazer uma gestão com relação ao tempo do processo de empresas dentro da Junta, monitorando diariamente e tomando as medidas necessárias para que eles não fiquem parados na fila.

Seguindo esse tema, foi destacado o novo recorde da Jucepar na abertura de empresas no Paraná, que no primeiro mês de 2024 foi de apenas 9 horas e 50 minutos.

Tal número é bem acima da média nacional para o período, cujo tempo médio para os trâmites foi de 1 dia e 2 horas.

OUVIDORIA – Foi apresentado relatório das demandas da Ouvidoria referente ao quarto trimestre de 2023, no qual constatou-se que o tempo médio de respostas foi de menos de 1 dia. No período foram realizados 15.570 atendimentos no Fale Conosco e 3551 no Chat Empresa Fácil.

Os dados apresentados demonstraram que 68% das manifestações não procedem, 20% procedem, 5% estão com informações insuficientes e 7% procedem parcialmente.

Os atendimentos da Ouvidoria são avaliados pelos demandantes, com notas de 1 a 5 e, em mais de 88,68% dos casos, a nota foi superior a 3.

NOVA SEDE – A mudança para a nova sede também foi tema da reunião, tendo o secretário Ricardo Barros ressaltando o desejo de que essa aconteça ainda este ano.

Contratualmente a Fundação Sanepar deve deixar o prédio no final de abril e somente após isso a Jucepar deve mudar efetivamente para o novo endereço, localizado na Rua Ébano Pereira, 309, no Centro da Capital.

“Enquanto isso, já estamos trabalhando nas questões de licitações para o mobiliário, parque de TI e de tudo que vai ser necessário lá. Quando a fundação desocupar daremos início às instalações de móveis e equipamentos”, explicou Rigoni.

PRESENÇAS: Estiveram presentes na reunião: o secretário da Indústria, Comércio e Serviços e presidente do Conselho, Ricardo José Magalhães Barros; o Diretor Geral da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços em exercício, Nassim Bacila; o presidente da Jucepar e secretário-executivo do Conselho de Administração, Marcos Sebastião Rigoni de Mello; a representante da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Adele Stival Chenu Schneider; a representante da Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Anadeje Melissa Alexandre Strechar; a representante dos servidores da Jucepar, Anielle Luniere Santiago Aufiero; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio Gilberto Deggerone; o representante da Fecomércio, Ari Faria Bittencort; o presidente do Conselho Regional de Economia, Celso Machado; o presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Paraná, Ercílio Santinoni; o representante Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Evaldo Kosters;  o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Everson Breda Carlim; o Presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná, Marcello Crispiniano Padula; o Secretário Geral da Jucepar, Leandro Marcos Raysel Biscaia; o Procurador Regional da Jucepar, Marcus Vinícius Tadeu Pereira; o representante do Sistema Ocepar, Nelson Costa; a representante do Colégio de Vogais da Jucepar, Samara Cristina dos Santos de Meira; o vice-presidente da Jucepar e representante  da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná, Sebastião Mota; o representante da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Valdir Pietrobon; o ouvidor da Jucepar, Ezequiel Vieira; o coordenador de Tecnologia da Informação, Integração e Desburocratização, Idervan Caetano; o substituto do coordenador de Administração e Finanças, Cristiano do Nascimento.