Conselho de Administração da Jucepar se reúne pela primeira vez em 2023 22/03/2023 - 16:56

O Conselho de Administração da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) esteve reunido, nessa segunda-feira (20), para apresentação e aprovação dos relatórios estatísticos, contábeis e financeiros relativos ao quarto trimestre de 2022.

O encontro que estava marcado para janeiro foi postergado devido à vinculação da Junta Comercial na nova Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, criada no início deste segundo mandado do governador Ratinho Junior (2023 – 2026).

A mesa foi presidida pelo Secretário de Estado, Ricardo Barros, que atuou em sua primeira reunião como presidente do Conselho da Junta Comercial do Paraná, nesta gestão e secretariada pelo Presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, que conduziu a apresentação dos temas da pauta.

Com superávit, o ano de 2022 fechou com boas perspectivas. “Tivemos um bom 2021, apesar das limitações do período, e um 2022 melhor ainda melhor. A Junta é uma referência a nível nacional, mas não podemos nos contentar, precisamos estar sempre melhorando”, frisou o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni.

Entre os destaques, o Tempo de abertura de empresas que ficou em 16h24 em dezembro, colocando o Paraná em quarto lugar no ranking brasileiro. O secretário Ricardo Barros parabenizou o empenho  e destacou que novas conquistas serão buscadas. “Buscar instrumentalizar a Junta para um melhor trabalho de todos culmina na aprovação da empresa. Que a informatização seja mais ampla, para diminuir ainda mais o tempo de abertura”, citou.

Entre as propostas, apenas o reajuste das taxas dos serviços ficou para ser apreciado na próxima reunião, prevista para o mês de abril. O Paraná já tem uma das menores taxas dos serviços de registro de empresa atualmente, conforme apresentado, e conta com uma decisão de revisão anual pelo INCP (IBGE).

Um assunto abordado durante a fala dos conselheiros foi a construção ou aquisição de uma nova sede. “Foi a primeira demanda que recebi da Junta, quando assumi como secretário, e posso dizer que está bem encaminhada”, disse Barros.

RESUMO – A apresentação iniciou com o relatório de Aberturas e baixas de empresas – exercício de 2022; passou pelo ranking de Tempos de abertura de empresas; analisou a situação de servidores da Autarquia (entrada/saída); deu sequência com o status atual da Jucepar, a construção de uma nova sede e outros assuntos de interesse. Os relatórios foram apresentados por Cristiano do Nascimento, chefe de divisão de Administração e Finanças da Jucepar, e Idervan Caetano, coordenador de Tecnologia e Integração da Jucepar.

PRESENÇAS: Ricardo Barros – Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e presidente do Conselho, Marcos Sebastião Rigoni de Mello – Presidente da Jucepar e Secretário do Conselho. Conselheiros: Adele Stival Chenu Schneider, representante da FAEP/PR; Anielle Luniere Santiago Aufiero, representante dos servidores da Jucepar; Ardisson Naim Akel; da ACP/PR; Celso Machado, presidente do Corecon/PR; Ercílio Santinoni, presidente da Fampepar; Fábio Aguayo, presidente da Feturismo/PR; Felipe Busnardo Gulin, presidente da Fepasc; Fernando Moraes, presidente da Faciap; Marilena Winter, presidente da Oab/PR, José Georgevan Gomes de Araújo, representante da Fiep/PR; Juçara Marques Negreiros, representante da Fetranspar; Juliane Machado da Fonseca Nascimento, sub-procuradora regional da Jucepar; Laudelino Jochem, presidente do CRC/PR; Leandro Marcos Raysel Biscaia, Secretário Geral da Jucepar; Marcello Crispiniano Padula, presidente do Conselho Regional de Administração – CRA/PR; Marcus Vinicius Tadeu Pereira, procurador regional da Jucepar; Nelson Costa, representante da Ocepar; Samara Cristina dos Santos de Meira, representante do Colégio de Vogais da Jucepar; Sebastião Mota, vice-presidente da Jucepar, e Vadir Pietrobon, representante da FENACON.