Encontro Nacional das Juntas Comerciais discute fortalecimento do empreendedorismo no país 25/11/2016 - 16:28

Presidentes, procuradores, secretários-gerais e representantes de Tecnologia da Informação de Juntas Comerciais de todo o Brasil estão reunidos no 3º Encontro Nacional de Juntas Comerciais (ENAJ), em Natal (RN). Com o tema 'Registro Empresarial: fortalecendo empreendedorismo', o encontro vai até esse sábado (26), e os debates têm como foco principal a simplificação do processo de legalização de empresas como instrumento estratégico para fomentar o desenvolvimento da economia no país. O presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Akel, que preside também a Associação Nacional de Juntas Comerciais (Anprej), destaca a importância da realização desses encontros.  “A intenção é que os representantes de todas as Juntas Comerciais do Brasil possam debater as melhorias necessárias para o registro empresarial no país e aprimorar cada vez mais os serviços prestados aos empresários, contadores e a sociedade como um todo”.

A presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (Jucern), Sâmya Aby Faraj Linhares Bastos, que sediou o evento, enfatiza que as juntas comerciais são a porta do desenvolvimento econômico dos estados. Segundo Sâmya, os órgãos de registro assumem o papel de protagonistas de soluções que viabilizam o incremento da atividade econômica. “Essa é a nossa responsabilidade, de construirmos um modelo de Registro Empresarial que o Brasil quer e merece ter. Estamos vivenciando um momento muito delicado em termos de gestão pública, que exige de nós a sensibilidade e o comprometimento em prestarmos nossos serviços de forma eficiente e transparente”, finalizou.

A solenidade de abertura ocorreu na Pinacoteca de Natal e contou com a presença do secretário da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Veiga, do governador do Rio Grande do Norte, Robson Faria do gerente nacional da REDESIM (Receita Federal), Carlos Nacif, da presidente da Câmara de Comércio de Bogotá, Constanza Puentes, entre outras diversas autoridades do setor empresarial. Além do presidente Akel, a Jucepar também foi representada pela secretária-geral, Libertad Bogus, e pelo procurador geral da autarquia, Marcus Vinícius Tadeu Pereira.