Escolha de representantes, orientação de metas e legislação marcam reunião do Colégio de Vogais 02/02/2023 - 15:16

O Colégio de Vogais da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) esteve reunido nessa quarta-feira (1º de fevereiro), com a equipe de vogais empossada última segunda-feira. O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, esteve na reunião para expor a necessidade de agilidade na demanda represada de janeiro, para que a autarquia se mantenha como referência no tempo de abertura de empresas.

“A meta é diminuir ainda mais o tempo de análise dos processos, para menos de 10 horas. Reforço a necessidade de comprometimento com a Junta e com a função que impacta tanto o empresariado paranaense”, pontua.

Na reunião foi escolhida Samara Cristina dos Santos de Meira como representante do Colégio no Conselho de Administração e foi nomeado o trio que passa a compor a Comissão de Avaliação de Leiloeiros, sendo eles a própria Samara,  Beatriz Szpak e João Paulo Atilio Godri. A comissão analisa os pedidos de cadastramento de novos leiloeiros e situações que os envolvam, e, depois, o documento segue para discussão em plenária.

Ao todo, são 23 vogais atuando na análise de processos que impactam diretamente na abertura, alteração e baixa de empresas. Dos empossados na segunda-feira, 15 são novatos. Diante disso, o vice-presidente, Sebastião Motta, falou da disponibilização de treinamento para capacitar os novos vogais, e disse que a diretoria da Jucepar é uma parceira nas necessidades do grupo.

O secretário Leandro Biscaia explicou aos presentes qual a meta de produtividade diária do trabalho desenvolvido pelos vogais, que pode ser acompanhada pela população por meio do Portal da Transparência. Já o procurador Regional da Jucepar, Marcus Pereira, citou trechos importantes da legislação disponibilizada pela autarquia.

Marcus explicou, ainda, o fluxo de recurso ao plenário. O usuário que não concorda com o parecer do analista entra com o pedido de recurso. A procuradoria emite uma posição e um vogal é selecionado para analisar e fazer um parecer que deverá ser apresentado na plenária seguinte.

Idervan Caetano, coordenador de TI e Integração apresentou a estrutura organizacional da autarquia, os sistemas utilizados e os dados estatísticos da última gestão (2019-2022).