Jucepar participa de Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais 22/08/2021 - 20:58

O vice-presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Sebastião Motta, vai representar a instituição no Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais, a ser realizado em Maceió (AL), nos dias 25 e 26 de agosto. Em paralelo também será promovido o 12º Workshop SIGFácil para representantes das juntas que usam a ferramenta.

A conferência está prevista para reunir os 27 presidentes das Juntas Comerciais, além de representantes dessas entidades, em discussões focadas na simplificação do registro empresarial como um todo no Brasil, nos caminhos para evolução da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e no fortalecimento das Juntas Comerciais como instituições.

A Jucepar é uma das mais ágeis do país no processo de abertura de empresas e o Paraná é o terceiro estado que mais recebe solicitações para a constituição de novos empreendimentos. Com o Encontro, a expectativa é trazer ainda mais melhorias para o sistema existente no Estado e também ter a oportunidade de compartilhar conhecimento para o avanço de todas as juntas do país.

“Esses encontros são extremamente enriquecedores. O compartilhamento de experiências com as demais Juntas do Brasil é ótimo aliado para a administração e gestão da Jucepar. Debatemos assuntos e desafios em comum, tratamos das atualizações da legislação do Registro de Empresas e deliberamos melhorias para nosso sistema, tudo em prol da modernização para nosso setor empresarial e desenvolvimento do nosso Estado”, afirma o vice-presidente Motta, lembrando que também será tratada a fundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a responsabilidade das Juntas frente a esse assunto. “É uma honra representar o Paraná nesse evento tão relevante”, finaliza.

O Encontro é dirigido pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), que coloca sempre em pauta discussões sobre manutenção da Redesim em cada estado, assim como registro e expansão dos processos de licenciamento.

WORKSHOP SIGFácil - O 12º Workshop - A Evolução do Registro Empresarial acontece de 24 a 26 de agosto, concomitante ao Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais. O evento técnico é restrito a convidados de Juntas usuárias do integrador SIGFácil e será promovido pela Vox Tecnologia.

O intuito do encontro é debater temas relacionados à melhoria do ambiente de negócios nos estados e municípios. Entre os temas do workshop estão as mudanças no registro e licenciamento das empresas, aprovação da nova estrutura dos portais estaduais, voltada à experiência dos usuários, apresentação dos dados estatísticos de desempenho no ano de 2021, inovações a serem implementadas na ferramenta, entre outros.

O workshop também terá a participação de representante do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), do Governo Federal.

SIGFácil - Ferramenta desenvolvida pela Vox Tecnologia, que integra e gerencia as informações na REDESIM de prefeituras, secretarias da fazenda, juntas comerciais, bombeiros, órgãos ambientais e sanitários, além de OAB e cartórios.

Além de fazer a integração entre os órgãos, o sistema é responsável por armazenar dados, fazer consultas, garantindo que as diretrizes sejam cumpridas da maneira mais eficiente.

Hoje o SIGFácil permite a automatização dos processos, melhorando o ambiente de negócios nos estados e municípios. Para o cidadão empreendedor, é uma ferramenta importante para o registro e a manutenção dos processos da empresa.

Com informações da Juceal.