Presidente da Jucepar participa do Destrava Foz na região Oeste do estado 07/06/2024 - 14:44
O presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Marcos Rigoni, participou na quinta-feira (6), em Foz do Iguaçu, do Destrava Foz, que lançou a ampliação do número de atividades econômicas de baixo risco para 777. O evento aconteceu no Corpo de Bombeiros da cidade.
O Destrava Foz é um evento promovido pela Prefeitura Municipal e o Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal com o objetivo de facilitar o crescimento dos negócios de Foz do Iguaçu, já que a classificação de baixo risco dispensa a necessidade de licenciamento fiscal, ambiental, sanitário e de planejamento, além de promover o empreendedorismo.
Rigoni destacou a importância do envolvimento municipal nesta política de desburocratização, que é uma medida adotada também pelo governo estadual ao lançar o decreto nº 3.434 - Decreto de Baixo Risco - em 2023. “Quanto maior o número de atividades de baixo risco dispensadas de ato público maior é a facilidade no processo de abertura de empresas e, consequentemente, teremos uma maior geração de trabalho no estado. Outro ponto importante é a possibilidade da Jucepar melhorar a sua posição no ranking nacional da Rede Sim”, diz.
Atualmente, o Paraná é o terceiro estado brasileiro com mais atividades econômicas dispensadas no país, conforme o Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, referente ao 1º trimestre de 2024. São 771 atividades consideradas de baixo risco no Paraná. São Paulo e Piauí estão em 1ª e 2ª posição no ranking, com 900 e 858 atividades econômicas dispensadas de licenciamento, respectivamente. Em Santa Catarina são 290.