Presidente da Jucepar reúne-se com o presidente do TJ-PR e propõe integração digital das entidades 24/02/2015 - 18:20
O presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Akel participou nesta quinta-feira (19) de uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), o desembargador Paulo Roberto Vasconcelos. Também esteve presente, o procurador regional da Jucepar, Marcus Vinícius Tadeu Pereira. Durante o encontro, Akel propôs um estreitamento de relações entre as duas instituições no que diz respeito ao intercâmbio de informações sobre empresas e empresários do Estado.
Por mês, o poder judiciário demanda uma média de 300 ofícios com diferentes finalidades a Jucepar. A proposta de Akel é que as duas instituições possam compartilhar tais informações por meio digital, diminuindo assim os custos e o tempo de repasse desses dados. A Junta Comercial do Paraná já é detentora de um software por meio do qual o poder judiciário poderia acessar essas informações de interesse. “Com a integração dos sistemas das entidades, membros do poder judiciário poderiam acessar digitalmente o banco de dados da Jucepar e obter desde a certidão de breve relato até a certidão de inteiro teor de qualquer empresa com mais agilidade e menos custos para o poder público”, explicou o presidente da Junta Comercial do Paraná. Igualmente, o encaminhamento de notificações, ofícios e intimações judiciais para a Jucepar poderiam ser feitos por meio digital com as mesmas vantagens de tempo e custos.
O desembargador Paulo Roberto Vasconcelos demonstrou grande interesse na proposta e destacou a importância de uma nova reunião sobre o tema, com a presença de profissionais do setor de Tecnologia da Informação das duas instituições.
A proposta faz parte do esforço da Jucepar de desburocratizar os seus serviços e proporcionar a redução de custos, aumentando a eficiência da gestão pública.