Reunião debate implementação e futuro dos ODS no Paraná 06/12/2024 - 14:52

A Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), dois Eixos do Centro Integrado de Gestão e Governança do Paraná (CIG-PR) - Centro de Governança e Escritório de Processos — e representantes da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), realizaram reunião no Gabinete de Gestão Integrada (GGI), no Palácio Iguaçu, nesta quarta-feira(4). O evento serviu para discutir o futuro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU no Estado do Paraná.
Durante o encontro, foram debatidas formas de fomentar a transversalidade das ações entre a SGDES e eixos do CIG-PR, e para estreitar parcerias com a Jucepar, visando integrar esforços e otimizar recursos para o alcance dos ODS.
Para a superintendente da SGDES, Keli Guimarães, o encontro foi importante para reafirmar ações entre os órgãos presentes e apresentar projetos já implementados e em desenvolvimento. “Queremos estabelecer uma parceria com a Junta Comercial para realizar uma análise mais detalhada e segmentada dentro do Estado. Nosso objetivo é identificar como podemos ajudar as famílias interessadas em abrir empresas, por exemplo, analisando a faixa etária e a localização dessas pessoas”, explicou.
Ainda segundo Keli, este é um caminho que permite “centralizar e simplificar ainda mais as informações, tornando nosso atendimento mais efetivo e atingindo essa população de maneira mais precisa”, destacou.
Para o coronel Jean Rafael Puchetti Ferreira, coordenador dos Eixos do CIG-PR que participaram da reunião, essa agenda reflete o compromisso contínuo do Estado do Paraná em liderar iniciativas de desenvolvimento sustentável e fortalecer a governança colaborativa. “A integração entre a SGDES e os eixos do CIG-PR exemplifica a abordagem proativa e multidisciplinar necessária para enfrentar os desafios contemporâneos e alcançar um futuro mais sustentável e equitativo”, enalteceu Puchetti.
AÇÕES COLABORATIVAS - Projetos já implementados e com resultados, demonstrando o impacto positivo das iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável, também estavam na pauta. Um dos destaques foi o Projeto Mandala. De acordo com a diretora da Divisão de Gestão Técnica (DGT) da Casa Civil, Luciana Carla da Silva, o projeto tem se destacado por suas práticas inovadoras de gestão e governança, alinhadas aos princípios dos ODS. “ O projeto é um exemplo inspirador para as futuras ações colaborativas”.
O Programa de Promoção dos Objetivos Locais Integrados de Desenvolvimento Sustentável (Polis), que fornece informações, metodologias e ferramentas para os municípios trabalharem de maneira organizada em prol dos ODS também foi apresentado no encontro, assim como a participação do Paraná no 12º Fórum Urbano Mundial (WUF12).
A plataforma BI ODS, desenvolvida como parte da Estratégia Paraná de Olho nos ODS, também foi apresentada. “A plataforma foi criada para apoiar a implementação da Agenda 2030 no estado do Paraná e em seus municípios. Ela oferece acesso facilitado aos indicadores, permitindo que gestores públicos e demais interessados acompanhem de maneira dinâmica e localizada a evolução dos indicadores e metas de seu interesse”, pontuou Keli.
CIG-PR - O Centro Integrado de Gestão e Governança do Paraná (CIG-PR) é uma iniciativa liderada pela Casa Civil do Paraná em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (Fapec) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo é desenvolver uma nova modelagem de gerenciamento de projetos e políticas públicas, promovendo maior precisão no atendimento das demandas e fortalecendo a governança no estado.