Reunião trimestral do conselho de administração tem apresentação de relatórios contábeis e financeiros da Jucepar 13/05/2024 - 17:54

As receitas totais da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) no primeiro trimestre deste ano somaram R$ 14,1 milhões, valor 9,2% superior ao mesmo período do ano passado. Outra boa notícia é que a inauguração do novo prédio da entidade acontecerá no dia 2 de julho, data que a entidade completará 132 anos. As informações foram compartilhadas durante a reunião dos conselheiros de administração da Jucepar nesta segunda-feira (13), em Curitiba, para a apresentação do relatório contábil e financeiro da instituição.

As despesas totais da Jucepar nos primeiros três meses do ano foi de R$ 5,4 milhões, sendo que cerca de 53% deste montante foi para cobrir despesas de pessoal. Em comparação ao mesmo período anterior, as despesas totais aumentaram 20,1%, devido especialmente ao reajuste salarial dos servidores.

O repasse constitucional de 30% das receitas de impostos e taxas recolhidos pela Jucepar ao tesouro geral do estado, relativo à Desvinculação de Recursos dos Estados e Municípios (Drem), representou R$ 3,7 milhões no primeiro trimestre deste ano. No primeiro trimestre de 2023 esse montante havia sido de R$ 3,3 milhões.

O superávit - diferença entre receitas totais e as despesas totais e o Drem - somou R$ 4,9 milhões.Em 31 de março a Jucepar tinha R$ 68,3 milhões de saldo financeiro.

RESULTADOS - O presidente da Jucepar e secretário executivo do Conselho de Administração, Marcos Sebastião Rigoni de Mello, afirma que o trabalho dos servidores da entidade só tem melhorado. Isso é confirmado pelos resultados apresentados com o número de movimentações de processos, abertura de empresas e, principalmente, pelo tempo para registro de uma empresa. “O tempo foi de 9 horas no relatório divulgado em abril e agora o relatório nos aponta 8 horas. Cada mês que está passando a gente está baixando esse recorde de tempo na abertura. Nosso projeto é chegar às 6 horas, mas para isso tem que haver a automatização dos municípios”, diz. A automatização tem relação com o georreferenciamento a ser disponibilizado pelas prefeituras para os empreendedores no momento de abertura de novas empresas, explica Rigoni.

Além disso, o presidente da Jucepar destaca a boa posição do Paraná no ranking nacional. Entre os estados mais bem posicionados em relação ao tempo de abertura, o Paraná é o que possui o maior volume de processos.

ECONOMIA - O bom momento econômico é destacado com diversos resultados que a própria Jucepar contabiliza. O diretor geral da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e representante do presidente do Conselho de Administração da Jucepar, Christiano Souto Puppi, disse que o Paraná só tem motivos para comemorar na área econômica. “Os indicadores que a gente tem na Junta Comercial nada mais são do que o espelho do bom momento que o Paraná vive como estado e como economia. O tempo médio para abertura de empresas diminuiu muito hoje e a gente está abrindo empresas basicamente em 8 horas. Isso se deve a um estado que preza pela Liberdade Econômica, que fez o Decreto de Baixo Risco e hoje colhe os frutos. O incremento na abertura de empresas demonstra o crescimento econômico que estamos vivendo. A atividade produtiva cresce cerca de 7,8% e um PIB que cresce 5,8%, mais que China e mais que países emergentes”.

SEDE - A atual sede da Jucepar está localizada na rua Barão do Serro Azul e será transferida para o novo prédio na Rua Ébano Pereira, também no Centro da Capital. Puppi lembrou que essa era uma demanda antiga do órgão e que se tornará realidade, para benefício do empresariado e servidores que prestam o serviço público. “Não tem uma notícia melhor do que a gente comemorar os 132 anos no dia 2 de julho do que a mudança para um prédio novo que vai ser entregue para Junta Comercial. Será mais moderno e mais confortável para todos”, salienta.

PRESENÇA - Também participaram da reunião o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Eduardo Munhos D'Alecio, a representante da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Adele Stival Chenu Schneider, a representante dos Servidores da Jucepar, Anielle Luniere Santiago Aufiero, o presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio Gilberto Deggerone, o representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, Ari Faria Bittencourt, o presidente do Conselho Regional de Economia do Estado do Paraná, Celso Machado, o presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná, Ercílio Santinoni, o representante da Federação das Empresas de hospedagem, Gastronomia, Entretenimento e Similares do Paraná, Fábio Bento Aguayo, o Presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina, Felipe Busnardo Gulin, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná, Henrique Gaede, o representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, José Georgevan Gomes de Araújo, o secretário-geral da Jucepar, Leandro Marcos Raysel Biscaia, o representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Narciso Dóro Junior, o representante da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, Nelson Costa, o representante do Colégio de Vogais da Junta Comercial do Paraná, Samara Cristina dos Santos de Meira, o vice-presidente da Jucepar e representante da Federação dos Empresas de Transporte de Cargas do Paraná, Sebastião Mota, o representante da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, Valdir Pietrobon, coordenador de Tecnologia da Informação, Integração e Desburocratização, Idervan Caetano, o coordenador de Administração e Finanças, Bruno Purckote e o ouvidor da Jucepar, Ezequiel Vieira.