MAPA DE EMPRESAS / RELATÓRIOS ESTATÍSTICOS

O Governo Federal lançou em 2020, uma ferramenta gratuita de apoio à atividade produtiva, a ações dos gestores públicos e pesquisadores em todo o País, denominado MAPA DE EMPRESAS, com o objetivo de que todos os públicos interessados tenham acesso a informações atualizadas e fidedignas.

A iniciativa partiu da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia teve a parceria do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

"Criamos a ferramenta para impulsionar os negócios com dados precisos. Ainda mais neste momento crítico da Covid19, devemos abrir todos os dados que subsidiem decisões dos empresários e do próprio governo sobre as oportunidades e desafios para empreender no país", ressalta o secretário especial de Desburocratização, Paulo Uebel. "O Mapa de Empresas permite a análise de mercados, concorrência, clientes e fornecedores por tipo de atividade econômica dos empreendimentos".

A criação do Mapa decorre da integração digital empreendida pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), coordenada pelo Ministério da Economia e que reúne entidades representativas das 27 Juntas Comerciais. Nas Juntas, são registradas abertura, alterações e encerramento das empresas do país. Agora, os dados regionalizados são obtidos mais rapidamente e é possível cruzá-los de forma mais organizada.

Ao permitir o cruzamento das informações, o Mapa fornece subsídios inclusive para a formulação de políticas de incentivo locais. Todas as pessoas que quiserem poderão verificar qual tipo de atividade está crescendo ou decaindo, em quais estados e municípios, além de se certificar sobre o tempo médio para iniciar novos negócios país afora.

Transparência das informações

O Mapa de Empresas é organizado em dois paineis: Tempo de Abertura de Empresas e Quantidade de Empresas. A atualização será mensal. A exploração dos dados nos painéis utiliza filtros por: ano, mês, região, unidade da federação, município, natureza jurídica e atividade econômica.

A disposição no portal confere transparência às informações públicas. "Com a solução, é possível ter rapidamente uma radiografia do mercado brasileiro", observa o presidente do Serpro, Caio Mario Paes de Andrade. "A ferramenta permite a obtenção de dados de negócios livremente, possibilitando obter insights para a tomada de decisões".

*O tempo médio considera o cumprimento da etapa da viabilidade (em que município e Junta Comercial confirmam possibilidade de a empresa se estabelecer no endereço indicado e usar o nome empresarial escolhido) e da etapa do registro (em que a Junta Comercial arquiva os documentos de constituição da empresa e fornece número do CNPJ gerado pela Receita Federal).

MAPA DE EMPRESAS  TEMPOS DE ABERTURA - POR ESTADO   TEMPOS DE ABERTURA - POR NATUREZA

RELATÓRIOS ESTATÍSTICOS

Consulte abaixo os dados estatísticos da Junta Comercial do Paraná, desde o ano de 2003, contendo informações referente Abertura de Empresas, Alterações, Distratos/Cancelamentos, bem como o movimento das Agências Regionais no período.

2021  2020  2019  2018  2017  2016  2015  2014  2013  2012  2011  2010  2009  2008  2007  2006  2005

2004  2003