Advogados podem fazer registro de empresas através da RedeSim
14/06/2018 - 11:00

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) assinou o convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil - Paraná (OAB-PR) que permite o acesso dos escritórios de advogados à RedeSim. A partir de 1.º de julho, os advogados poderão realizar os processos de registros empresariais de escritórios de advocacia pelo sistema Empresa Fácil. O documento foi assinado na terça-feira (12), no Palácio Iguaçu, pela governadora do Estado Cida Borghetti, o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, e o presidente da OAB-PR, José Augusto Araújo de Noronha.

A parceria entre Jucepar e OAB-PR trará economia de tempo e recurso dos profissionais. “Com o convênio, o profissional não precisará mais percorrer diversos departamentos para conseguir os documentos, pois tudo é integrado ao Empresa Fácil. Acredito que essa parceria é fruto do processo de modernização que a Junta realizou e que tem como objetivo desburocratizar, simplificar e agilizar o processo, disse Akel.

De acordo com Cida Borghetti, o Paraná é o segundo Estado a incluir a OAB na RedeSim. “O objetivo é desburocratizar e dar condições para que o cidadão possa abrir sua empresa. A parceria entre Junta Comercial e OAB oferece justamente isso”, afirma.

Segundo Noronha, os advogados têm dificuldade para abrir empresas, pois o processo leva em torno de 70 dias. Com a integração, o processo levará apenas cinco dias. “Esse convênio é um marco. Nós temos 66 mil advogados no Paraná e a parceria com a Jucepar permite que tenhamos agilização de todos os processos de abertura de sociedades de advogados. A Junta Comercial tem sido muito importante, pois oferece segurança jurídica a todos aqueles que querem desempenhar sua atividade empresarial”, explica.

A solenidade também contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Virgilio Moreira Filho; de Administração e Previdência, Fernando Ghignone; de governadoria, Alceni Guerra; diretor-presidente da Agepar, Omar Akel; e representantes dos setores produtivo e empresarial do Estado.

Empresa Fácil

O Empresa Fácil é um sistema estadual que tem como objetivo integrar os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de empresas, promovendo a simplificação, desburocratização, agilidade e segurança para o registro empresarial. O sistema foi criado pela Junta Comercial do Paraná em parceria com a Receita Federal, Receita Estadual, Vigilância Sanitária, Instituto Ambiental, Corpo de Bombeiros e Prefeituras, para viabilizar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócio (REDESIM).
Com o sistema, empresários não precisam mais se deslocar para todos os órgãos, pois isso pode ser feito em um único local: o portal Empresa Fácil. Através do Empresa Fácil é possível realizar a consulta de viabilidade de nome e locacional, registro e legalização de empresas, abertura e baixa de empresas, alteração de dados, emissão e cancelamento do CNPJ, licenças do corpo de bombeiros, sanitárias e ambientais, inscrição federal, estadual e municipal e alvará de funcionamento.
Acesse o site do Empresa Fácil: www.empresafacil.pr.gov.br