Cascavel será integrada ao programa Empresa Fácil Paraná
23/05/2017 - 13:50

A cidade de Cascavel está próxima de ser integrada à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios  – Redesim, operada no Estado pelo programa Empresa Fácil, da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). O tema foi a pauta de reunião realizada na última quinta-feira (18), entre o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, e o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos. No Paraná, mais de 211 prefeituras já estão integradas à Junta Comercial, e nessas localidades a consulta de viabilidade de endereço, a emissão de alvará e o registro como contribuinte municipal são feitos automaticamente pelo sistema da autarquia. Com exceção de Curitiba, nos outros 398 municípios do Paraná, também é a Jucepar que emite a inscrição no CNPJ da Receita Federal, situação que irá mudar com a integração da capital ao Empresa Fácil em breve.
Para o presidente da Jucepar, a implantação do programa em Cascavel incentivará ainda mais o empreendedorismo e a formalização de novos negócios na cidade. “Cascavel teve um dos melhores resultados em número de empresas abertas no primeiro trimestre deste ano, com um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado, e a chegada do Empresa Fácil deve dar um novo impulso à formalização de novos negócios”.
Além das 211 prefeituras e da Receita Federal, por meio do programa Empresa Fácil, a Jucepar já está integrada também à Vigilância Sanitária, com o Sistema Estadual de Informações em Vigilância Sanitária (SIEVISA). Entre as próximas integrações estão os convênios com o Corpo de Bombeiros, já em testes por meio do programa de licenciamento prévio Prev Fogo, com a Secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e com a Secretaria estadual da Fazenda.