Conselho da Jucepar se reúne em Curitiba 17/07/2017 - 17:16

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (17) a reunião do Conselho de Administração da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), com o objetivo de avaliar o último trimestre das atividades da autarquia. Foi a primeira vez que a reunião foi conduzida pelo novo presidente do conselho, o secretário da administração do Paraná, Fernando Ghignone. Como presidente do colegiado, Ghignone prometeu dar atenção às questões envolvendo a Jucepar.

“A minha origem vem do comércio e por isso sei dos desafios que o setor enfrenta. Também reconheço o papel importante que a Jucepar desempenha na vida dos empresários e dos esforços para o desenvolvimento da economia. Nosso papel é acompanhar e deliberar sobre isso e avançar nas conquistas já alcançadas”, disse.

Durante a reunião foram apresentados os balanços contábil e financeiro, e o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, aproveitou para informar aos conselheiros sobre os avanços na integração de órgãos envolvidos nos processos de registros de empresa junto ao Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). De acordo com a  lei nº 11.598 de 2007, que criou a Redesim, abrir, alterar ou fechar uma empresa deve acontecer de maneira ágil e simplificada.

“Dessa maneira, a Jucepar é a responsável no Paraná por integrar os sistemas e, até o momento, mais de duzentas prefeituras, assim como, Receita Federal e Vigilância Sanitária, já estão funcionando de maneira conjunta no estado”, lembrou Akel.

Segundo o presidente, um sistema integrado garante velocidade e economia no processo de registro das empresas, além de transformar a Jucepar na porta única de entrada de dados para as questões que o empresário precisa resolver quanto a registros empresariais.

Akel também informou ao conselho, que o convênio com o Corpo de Bombeiros já funciona em fase de testes e que os próximos convênios firmados devem acontecer com a Secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e com a Secretaria estadual da Fazenda. Além disso, o presidente também informou quanto à evolução da integração da Prefeitura de Curtitiba à Redesim, que deve acontecer em breve.