Conselho de Administração da Jucepar se reúne para avaliação do primeiro trimestre do ano 24/05/2023 - 11:50

Na manhã dessa terça-feira (23), o Conselho de Administração da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) reuniu-se para as deliberações referentes ao primeiro trimestre de 2023.

O Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, foi quem presidiu a mesa, acompanhado do Presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, que secretariou a sessão e conduziu os temas da pauta.

De acordo com o relatório contábil e financeiro, no primeiro trimestre do ano foi contabilizado superávit, possibilitando assim novos investimentos, como a renovação do parque tecnológico. “Estamos fazendo o levantamento de tudo que nós temos e da condição desse material, para que possamos, dentro da necessidade, efetivar uma licitação na sequência”, salientou Rigoni. De acordo com o Presidente da Jucepar, a previsão é que a licitação seja efetivada ainda este ano.

O conselho debateu também sobre o reajuste das taxas de serviços, tema que ficou pendente no primeiro encontro de 2023. O reajuste é feito todo ano no mês de janeiro, no entanto, devido a atrasos na nomeação do secretariado, ele foi postergado.

Mesmo com a aprovação do reajuste de 7,6% do INPC, o “Paraná mantém a taxa mais barata do Brasil para o serviço da Junta Comercial”, destacou o Secretário Barros. O Presidente da Jucepar reforçou ainda que o reajuste não irá impactar no custo para abertura de empresas, pois “tendo valores adequados, com serviços de qualidade, é possível um resultado muito mais efetivo para o empresário”, completou.
Nesse sentido, Rigoni destacou ainda que, mesmo com um alto volume de processos, a Junta Comercial do Paraná é a mais rápida para abertura de empresas.

RESUMO: O encontro iniciou com a aprovação da ata da reunião anterior; seguindo das deliberações sobre o reajuste das taxas; apresentação do relatório contábil e financeiro; relatório estatístico de abertura, baixas e transferências de sede; entrada e saída dos servidores da Autarquia; relatório da Ouvidoria e outros assuntos de interesse. Os relatórios foram apresentados por Bruno Purckote Gonçalves, Coordenador de Administração e Finanças; Idervan Caetano, Coordenador de Tecnologia e Integração da Jucepar; e Ezequiel Emerson Vieira, Ouvidor da Jucepar.

PRESENÇAS: Ricardo Barros – Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e presidente do Conselho, Marcos Sebastião Rigoni de Mello – Presidente da Jucepar e Secretário do Conselho. Conselheiros: Adele Stival Chenu Schneider, representante da FAEP/PR; Anielle Luniere Santiago Aufiero, representante dos servidores da Jucepar; Antonio Gilberto Deggerone, presidente da ACP/PR; Ari Faria Bittencourt, representante da Fecomércio; Celso Machado, presidente do Corecon/PR; Christiano Puppi, Diretor da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços – SEIC; Ercílio Santinoni, presidente da Fampepar; Everson Luiz Breda Carlin, representante do CRC/PR; Felipe Busnardo Gulin, presidente da Fepasc; Fernando Moraes, presidente da Faciap; Henrique Gaede, representante da OAB/PR; José Georgevan Gomes de Araújo, representante da Fiep/PR; Juçara Marques Negreiros, representante da Fetranspar; Juliane Machado da Fonseca Nascimento, sub-procuradora regional da Jucepar; Leandro Marcos Raysel Biscaia, Secretário Geral da Jucepar; Marcello Crispiniano Padula, presidente do Conselho Regional de Administração – CRA/PR; Marcus Vinicius Tadeu Pereira, procurador regional da Jucepar; Nelson Costa, representante da Ocepar; Samara Cristina dos Santos de Meira, representante do Colégio de Vogais da Jucepar; Sebastião Mota, vice-presidente da Jucepar, e Valdir Pietrobon, representante da FENACON.