Desburocratização na abertura de empresas é tema de reunião da Jucepar com Associação dos Municípios do Paraná 10/05/2023 - 17:09

A diretoria da Junta Comercial do Paraná esteve reunida, nesta quarta-feira (10), com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), para discutir a importância da participação dos municípios no Empresa Fácil-PR e no Descomplica Paraná – dois programas que desburocratizam e facilitam a abertura de novos negócios e a obtenção de alvarás de funcionamento de empresas.

A participação dos municípios é fundamental para melhorar ainda mais a agilidade na abertura de empresas do Estado. “Essas mudanças são essenciais para o avanço do sistema. Essas melhorias envolvem órgãos licenciadores, como Bombeiro, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, e as prefeituras. Se conseguirmos a automatização desses processos, nós poderemos ter empresas abertas em menos de seis horas”, diz o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni.

O presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, diz que a instituição vai ajudar como puder na redução da burocratização. “Todo mundo ganha com isso, com a geração de mais negócios, empregos e renda nos nossos municípios”, afirma.

O Empresa Fácil-PR é o integrador da Redesim, trata-se de uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso. O Descomplica Paraná visa a desburocratização para abertura de empresas e emissão de licenças e alvarás.

Além da diretoria da Jucepar e da AMP, também estiveram na reunião representantes da Casa Civil, Secretaria do Planejamento e Secretaria da Indústria e Comércio.

Fonte: AMP