Empresa Fácil Paraná e treinamentos gratuitos são tratados em reunião na Jucepar 29/07/2016 - 10:20

As demandas dos contabilistas em relação ao programa Empresa Fácil Paraná e o curso on-line gratuito que será disponibilizado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), foram os assuntos do encontro que reuniu, na manhã desta quinta-feira (28), representantes de entidades contábeis do Estado e da Jucepar. A reunião foi realizada na sede da autarquia a pedido da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), do Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR). Os contabilistas foram atendidos pelo presidente da Jucepar, Ardisson Akel, pelo vice-presidente, Valdir Pietrobon, a secretária geral, Libertad Bogus e pelo subprocurador, Paulo Palácios. Vogais da autarquia também estiveram presentes, entre eles Mauro Moreschi, do CRCPR e Gilson Strechar, representante da FACIAP.

No encontro, o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, reconheceu a evolução da Jucepar quanto aos serviços prestados via Empresa Fácil Paraná e apresentou algumas demandas dos contabilistas que são recebidas pelo órgão.  O diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, também citou as solicitações dos profissionais sobre o sistema e em relação ao atendimento.  Gilson Strechar, vogal da Jucepar representante da FACIAP e diretor do Instituto SESCAP-PR, solicitou que sejam comunicados formalmente aos usuários dos serviços da Junta os atos que não podem ser arbitrados por meio do sistema Empresa Fácil.

Em relação às demandas apresentadas pelas entidades, o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, informou que uma Unidade de Resposta Automática (URA) já está sendo licitada e que isso agilizará o atendimento na autarquia e, consequentemente, o andamento dos processos, pois o usuário dos serviços da Jucepar poderá escolher o setor mais adequado para atender à sua demanda nas opções do menu de atendimento. Reconhecendo a importância da questão levantada por Strechar, Akel disse que já na reunião plenária da próxima segunda-feira (1) será editada uma resolução para divulgar a todos os usuários quais são os atos que devem ser encaminhados à Jucepar em papel.

O presidente da Jucepar ainda destacou a importância da participação efetiva das entidades contábeis no acompanhamento dos serviços da autarquia. "Consideramos muito positiva a iniciativa das entidades presentes em nos trazer as questões levantadas pelos contabilistas, que são os nossos maiores usuários e a quem queremos atender da melhor forma possível", afirmou Akel. O vice-presidente da autarquia, Valdir Pietrobon, acrescentou que será estabelecida uma periodicidade para essas reuniões: “Nos próximos encontros, a Jucepar poder prestar contas do que está sendo realizado e ter conhecimento de novas necessidades dos profissionais contábeis".

Academia Jucepar

Durante a reunião, foi apresentado às entidades o programa permanente de treinamento, denominado “Academia Empresa Fácil”, que será lançado oficialmente em breve. Fruto de uma parceria da Jucepar com o Sebrae-PR, Sescap-PR, CRCPR, Fecopar, Sicontiba, Faciap e Fecomércio, as videoaulas tratam de aberturas, alterações e baixas empresariais na Junta Comercial do Paraná.
De acordo com o vice-presidente da Jucepar, Valdir Pietrobon, que é responsável por esse projeto na autarquia, a capacitação é destinada a profissionais contábeis, empresários, servidores públicos e relatores de processos da Jucepar. A primeira aula acontece no dia 2 de agosto, às 8h30, com o tema “Sociedade Empresarial Limitada”. No total, serão sete vídeos, com duração de uma hora cada, que serão lançados semanalmente, entre os meses de agosto e setembro, pelas entidades parceiras.
O curso gratuito já tem mais de 2 mil inscritos e a inscrição para assistir aos vídeos pode ser feita até um dia antes da transmissão on-line. Os interessados devem inscrever-se pelo site: www.sescap-pr.org.br/cursos e escolher os temas das aulas. Com a inscrição confirmada, será enviado o link de acesso. Após a transmissão on-line e ao vivo, o material também estará disponibilizado nos sites e redes sociais das entidades, em formato para gravação.
De acordo com o cronograma, a Jucepar também realizará palestras presenciais em diferentes regiões do Estado, destinados a contabilistas, advogados, empresários e também aos próprios relatores da Junta Comercial que atuam no interior.

Outros temas
De acordo com o presidente da Jucepar, foram apresentadas outras indagações e sugestões por parte das entidades contábeis, que merecem esclarecimentos e registros para análise. “Estas questões devem ser equacionadas em breve pela equipe da Jucepar, dentro de um espírito de cooperação e colaboração constante com a classe contábil do Estado”, afirma.