Governo do Estado fomenta simplificação e desburocratização na abertura de empresas 20/03/2014 - 15:40
Comprometida em apresentar a Redesim às cidades paranaenses, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) está dando continuidade ao processo de aproximação da entidade com as prefeituras do interior do Estado. Com o projeto piloto implantado na cidade de Maringá desde dezembro de 2013, o presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel, visitou, no mês de fevereiro, as principais administrações públicas da Região Metropolitana – Pinhais, Colombo e São José dos Pinhais - além dos municípios com maior número de empresas ativas na Região Oeste: Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel. Estão previstas, ainda, visitas a Ponta Grossa, Londrina, Guarapuava e Apucarana, no norte do Estado.
A ação é orientada pelo Governo do Estado e visa apresentar o Projeto Integrar, para a implantação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim), que é o compartilhamento de informações entre as prefeituras, Receita Federal e Estadual e a Junta Comercial. O objetivo é promover a simplificação e a desburocratização do processo de abertura, alteração e baixa de empresas.
“A iniciativa do governo estadual facilitará o trabalho de legalização do novo e do atual empresário no Paraná. Com o Projeto Integrar, o empreendedor vai ter uma redução de tempo e de custos na hora de constituir ou atualizar as informações de uma empresa. O grande beneficiado com este programa é o próprio empreendedor que busca abrir o seu negócio”, ressalta o presidente Akel.
Na última semana, o programa ganhou um reforço com a visita a Curitiba do ministro da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. Ele afirma que a iniciativa paranaense ganha força graças à cultura empresarial adquirida nos últimos anos: “O Paraná, por conta de sua história no setor empresarial, será referência quanto à simplificação de constituições e alterações contratuais de empresas, no Brasil".
Região Metropolitana
Por conta da tamanha relevância, a Jucepar foi convidada a apresentar o Projeto Integrar/Redesim, durante a primeira reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC). O convite, feito pelo presidente da entidade e prefeito de Pinhais, Luiz Goularte Alves, proporcionou aos prefeitos de outras cidades da Região Metropolitana conhecer o projeto disponibilizado pelo Governo Estadual. “É uma iniciativa que vai além de melhorar o nosso trabalho, de modo a contribuir para o aumento no número de empresas em nossas cidades”, comenta Goularte.
Curitiba
Durante reunião com representantes da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC), da Receita Federal, da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) e do diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), responsável pelo apoio e ariticulações das Juntas Comerciais do Brasil, Vinicius Mazza, o presidente da Jucepar detalhou como será o funcionamento da plataforma na capital paranaense. “Com a Redesim no Estado, o que vai viajar entre as entidades responsáveis pela liberação e legalização de uma empresa são as informações, e não mais o futuro empresário”, destaca.
De acordo com a secretária de Finanças da PMC, Eleonora Bonato Fruet, o projeto promete uma grande evolução no setor empresarial no Estado: “Estamos caminhando para um avanço com relação ao empreendedorismo, com informações compartilhadas entre as principais entidades responsáveis pela legalização de empresas. Isso é um ganho enorme para o Paraná, consequentemente para o país”.