Jucepar dá início ao 3º Encontro Nacional de Juntas Comerciais de 2015 03/12/2015 - 13:28

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) realizou nesta quarta-feira (2), a abertura do 3º Encontro Nacional de Juntas Comerciais do Brasil do ano de 2015 (ENAJ). Promovido pela Associação Nacional dos Presidentes de Juntas Comerciais (Anprej), instituição também presidida por Ardisson Akel, presidente da Jucepar, o encontro é organizado por meio da Junta Comercial do Paraná e conta com o apoio do Governo do Estado.

O primeiro dia do evento, que está sendo realizado na sede da Fecomércio Paraná, teve a presença da Secretária de Estado da Administração e da Previdência, Dinorah Nogara, do presidente da Jucepar e da Anprej, Ardisson Akel e do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana. Também estiveram presentes o Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa do Governo Federal, Carlos Leony, o presidente da Junta Comercial do Rio de Janeiro e vice-presidente da Anprej, Luiz Velloso e o vice-presidente da Jucepar e presidente do Instituto Fenacon, Valdir Pietrobon.

As reuniões da quarta-feira foram marcadas pela apresentação a respeito da Secretária da Micro e Pequena Empresa do Governo Federal (SMPE), com o Secretário Especial da SMPE, Carlos Leony. O objetivo principal desse encontro é discutir os procedimentos e a legislação para o registro de empresas no país. O debate sobre a implantação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim) também está em pauta, assim como os trabalhos de informatização e inovação dos serviços realizados dentro das Juntas Comerciais.

A programação do 3º ENAJ de 2015 conta com a presença de presidentes, secretários gerais, procuradores e gestores de Tecnologia da Informação (TI) das Juntas Comerciais de todos os estados brasileiros, e representantes Departamento do Registro Empresarial e Integração (DREI).

De acordo com o presidente da Jucepar e da Anprej, Ardisson Akel, a realização do evento é essencial para que as entidades compartilhem informações relevantes sobre o andamento dos processos de registro empresarial em cada Estado. “A intenção é que os representantes destas autarquias possam debater as melhorias necessárias para o registro empresarial no país e aprimorar cada vez mais os serviços prestados aos empresários, contadores e a sociedade como um todo, desburocratizando aberturas, alterações e baixas de empresas”, afirma.

Abertura Oficial
A abertura oficial foi realizada no salão nobre do Palácio Iguaçu e contou com a presença do Deputado Federal, Eduardo Sciarra, representando o Governador Beto Richa, da Secretária de Estado da Administração e da Previdência, Dinorah Nogara, do presidente da Jucepar e da Anprej, Ardisson Akel e sua esposa, a Diretora Artística Fabíola Bach e do presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto. Também estiveram presentes o diretor superintendente do SEBRAE-PR, Vitor Roberto Taqueta, o Secretário Especial da SMPE, Carlos Leony, o diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) da SMPE, Fernando Almeida e da Secretária Geral da Jucepar, Libertad Bogus.

A cerimônia oficial de abertura do ENAJ contou, ainda, com a apresentação do grupo do “Ladies Ensemble”, orquestra formada só por mulheres que é coordenada pela diretora artística, Fabíola Bach.