Jucepar discute dispensa da vistoria prévia do Corpo de Bombeiros em empresas de baixo risco 04/04/2014 - 13:50
O presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Naim Akel, esteve reunido nesta semana com o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, o coronel Juceli Simiano Junior, para discutir a simplificação do processo de abertura de empresas no Estado. O encontro faz parte da programação da Jucepar para promover a implantação da REDESIM (Rede de Simplificação do Registro Empresarial) no Paraná, por meio da integração de órgãos envolvidos na formalização de novos empreendimentos, de maneira desburocratizada e mais rápida.
De acordo com Akel, a integração das informações de abertura de empresas de forma eletronica ao sistema do Corpo de Bombeiros pode gerar ganhos de tempo e trabalho ao novo e atual empresário. Para o presidente, o objetivo poderá ser alcançado com facilidade, pois o Corpo de Bombeiros, assim como a Jucepar, visam usufruir da tecnologia para melhor atender o empreendedor paranaense. “Esta proposta foi muito bem recebida pelo coronel Simiano que se propôs a aprofundar os estudos de integração e simplificação dentro da Corporação”, afirma.
Durante o encontro, o presidente da Jucepar abordou, também, questões como a dispensa de vistoria prévia às micro e pequenas empresas de baixo risco. “Se concentrarmos essas vistorias prévias do Corpo de Bombeiros às empresas com alto grau de riscos, por exemplo, o processo de abertura de um negócio pode ser acelerado consideravelmente, tanto para as pequenas quanto para as empresas de maior complexidade”, comenta Akel.
Na avaliação de Akel, o encontro foi positivo e coloca em pauta a negociação para que o Corpo de Bombeiros se torne parceira da Jucepar no processo de simplificação e desburocratização na abertura, alteração e baixa de empresas.