Jucepar trabalha para integrar Curitiba em segunda fase do Empresa Fácil Paraná 23/04/2018 - 17:10

O presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Akel, participou de uma reunião nesta segunda-feira (23) com representantes da Prefeitura de Curitiba e empresários da capital. O objetivo foi discutir a entrada de Curitiba na segunda fase de integração ao sistema da Jucepar, Empresa Fácil Paraná. Atualmente, através do sistema, quem deseja abrir uma empresa no município, já pode fazer a Consulta Prévia de Viabilidade e a ideia é de que, em breve, o Alvará e o CNPJ também sejam liberados pela plataforma da Jucepar.

O encontro aconteceu no intuito de atualizar empresários e representantes das entidades contábeis sobre o andamento do processo de integração dos sistemas (dos órgãos de regulação e licenciamento da Prefeitura, Jucepar e Receita Federal) e responder dúvidas sobre os trâmites.

Atualmente, 212 prefeituras do Paraná estão integradas ao sistema Empresa Fácil Paraná, que também reúne órgãos como o Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Receita Estadual, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.

“O caso de Curitiba é mais complexo, pois além de representar boa parte dos processos de registros empresariais do Estado, o município tem um sistema particular, no qual todas as análises são realizadas pelos órgãos vinculados diretamente com a Prefeitura”, explicou o presidente Akel.

Segundo ele, o trabalho realizado em conjunto é para simplificar a vida do empresário de Curitiba, que poderá fazer a solicitação de abertura, bem como acompanhar todo o processo pela internet, através do Empresa Fácil Paraná. Hoje, ainda é preciso que a pessoa vá até a Prefeitura para dar andamento nos processos.

Para o secretário municipal de Urbanismo, Julio Mazza de Souza, o trabalho agora é de adequar os sistemas envolvidos. “Estamos trabalhando com as equipes de tecnologia de informação de todos os órgãos envolvidos em reuniões diárias para garantir uma transição sem maiores problemas”, reforçou.

O secretário lembrou que a Secretaria de Urbanismo de Curitiba tem núcleo em todas as regionais da cidade que podem auxiliar na resolução de dúvidas sobre a abertura de empresas na capital. Os endereços estão disponíveis no site www.curitiba.pr.gov.br.

Abertura de empresas

Mesmo com o trabalho de integração entre os sistemas em andamento, dados da Jucepar apontam que Curitiba registrou no primeiro trimestre de 2018, a abertura de 2.732 novas empresas. Deste número, cerca de 7% de novos negócios foram do setor de bares e restaurantes. Em todo o Paraná, nos três primeiros meses do ano, 10.710 novas empresas foram abertas.

Desburocratização

A governadora Cida Borghetti assinou na segunda-feira (23), um decreto que prevê uma série de medidas para simplificar o atendimento ao cidadão que precise de algum serviço do Estado, como é o caso do sistema da Jucepar, Empresa Fácil Paraná.

De acordo com o decreto assinado, por exemplo, será possível agora fazer a consulta online de certidões expedidas pelas repartições estaduais e não haverá necessidade de reconhecimento de firma e cópias autenticadas dos documentos entregues ao governo, salvo se houver exigência legal.