Junta marca presença em evento do Governo 5.0 sobre sustentabilidade 21/11/2022 - 17:21

A Junta Comercial do Paraná esteve presente no evento do “Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população”, entre os dias 16 e 18 de novembro, no hotel Rafain Palace & Convention, em Foz do Iguaçu (Oeste), com o objetivo de fortalecer a gestão pública na área de sustentabilidade.

O tema sustentabilidade é um dos pilares da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior e a escolha de realizar um evento com esse foco reflete o momento em que o Estado e o mundo vivem.

No evento foram realizados workshops, painéis e palestras com nomes como Leandro Karnal e Willian Rigon. O encontro teve o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná, Itaipu Binacional e contou com a participação de todas as secretarias, órgãos, autarquias e empresas públicas do Estado.

O Paraná é o único estado do Brasil no projeto de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e também teve presença destacada na COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

O Paraná também é o primeiro da região Sul e o segundo estado brasileiro com o maior número de cidades entre as 100 mais inteligentes do País, atrás apenas de São Paulo, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022, e lidera os exemplos de sustentabilidade no Brasil, segundo o Ranking de Competividade dos Estados. Além disso, é signatário do Race to Zero, Race to Resilience e Declaração de Edimburgo, tratados internacionais que buscam um novo olhar sobre as atividades humanas na Terra.