Juntas Comerciais debatem unificação no 35º ENAJ 26/05/2017 - 18:20

A solenidade de abertura do 35º Encontro Nacional das Juntas Comerciais (ENAJ), que acontece em Gramado (RS) até amanhã (27), reuniu autoridades governamentais e municipais do Rio Grande do Sul, além, é claro, das Juntas Comerciais de todo o país na noite desta quinta-feira (25), no hotel Casa da Montanha. O evento ainda comemorou os 140 anos da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) e foi palco da posse da nova diretoria da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju).

O presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Akel, passou o posto de presidente da Fenaju para Rafael Lousa, que também preside a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), e aproveitou o momento para agradecer o apoio durante a sua gestão e desejar sucesso ao novo mandato. Akel destacou, ainda, a importância da realização de eventos como o ENAJ. “O objetivo maior é integrar os representantes de todas as Juntas Comerciais do país para que possam debater as melhorias necessárias para o registro empresarial no país e aprimorar cada vez mais os serviços prestados pelas Juntas aos empresários, contadores e a sociedade como um todo e, com isso, fomentar o desenvolvimento do país”.

O Estado do Rio Grande do Sul, como anfitrião do evento, foi representado pelo Diretor do Banrisul Osmar Vieceli, que manifestou a satisfação dos órgãos como Patrocinadores Master do Encontro Nacional das Juntas Comerciais. Em nome da Prefeitura de Gramado, o vice-prefeito Evandro Moschem lembrou que Gramado é uma cidade empreendedora e disse que a unificação do sistema das Juntas vai permitir, aos municípios, informações mais precisas da atividade econômica local.
O presidente da JucisRS, Paulo Roberto Kopschina, deu as boas-vindas aos participantes, reiterando a felicidade em ser o anfitrião do evento. Ele lembrou dos 140 anos da JucisRS e disse que o futuro se materializa na entidade com a conquista de sua autonomia financeira. Encerrou lembrando a importância do Encontro e disse que “se sozinho podemos andar mais rápido, juntos vamos muito mais longe”.
O Secretário da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, Jose Ricardo Veiga, que está participando das atividades do 35º ENAJ, reafirmou o papel das Juntas Comerciais para o registro e desenvolvimento econômico brasileiro. “O Brasil precisa de um trabalho sério, com foco no cidadão e a integração com os municípios é o melhor caminho”.
O 35º ENAJ reúne representantes das Juntas Comerciais brasileiras para discutir e apresentar demandas para incentivar o desenvolvimento do registro empresarial do Brasil. O encontro começou em Porto Alegre, na última terça-feira (23), e conta com uma intensa programação para procuradores, secretários, procuradores e gestores de TI. O cronograma de atividades se encerra na manhã deste sábado (27), com a redação da Carta do Rio Grande do Sul.