Maringá abriu mais de 20 empresas por dia em 2013 20/03/2014 - 15:21
A cada 24 horas, mais de 20 empresas foram abertas na cidade de Maringá no ano passado. De acordo com dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), no acumulado de 2013 cerca de 5.571 novos empreendimentos foram constituídos no município, 10% a mais que em 2012. O acréscimo coloca a cidade na terceira posição no ranking dos municípios que mais registraram empresas em 2013.
Segundo o presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel, o empreendedorismo na região está em constante ascensão, resultado da iniciativa do Governo do Estado com o Programa Paraná Competitivo, e que vem firmando Maringá como uma das principais cidades do Paraná em se tratando de números de abertura de empresas.
“O aumento demonstra a força econômica em que a região de Maringá está se transformando. O resultado é fruto das ações do governo estadual que tem o objetivo de implantar mais dinamismo e competitividade no Estado”, afirma.
O presidente Akel ressalta, também, que o montante no número de novos empresários pode aumentar ainda mais, levando em conta os micro-empreendedores individuais. “O número inicial corresponde apenas às empresas registradas na Jucepar. Se contarmos com as empresas abertas por meio do MEI (Micro Empreendedor Individual), contabilizado pelo Portal do Empreendedor, esse número pode crescer ainda mais”, comenta.
Desburocratização
Para suportar o aumento no número de empresas constituídas na região, a Jucepar está investindo em tecnologia da informação para simplificar o processo de abertura e alteração de empresas. “A Junta Comercial do Paraná está trabalhando continuamente para que haja sucesso no processo de implantação da Redesim no interior do Estado. Maringá está responsável por ‘testar’ essa plataforma antes de ser disponibilizada para o restante do Estado”, complementa Akel.