Presidente da Jucepar anuncia implantação de Balcão Único em novembro 28/10/2021 - 17:06

O presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Marcos Rigoni, disse que o Balcão Único será implantado ainda em novembro na instituição. O anúncio ocorreu após o fim da Reunião Ordinária da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), em Recife. Esse foi um dos assuntos tratados no encontro, promovido nos dias 26 e 27 de outubro.

O Balcão Único é um formulário digital de coleta de dados necessários para o registro e funcionamento da empresa, com respostas das etapas de forma imediata para os usuários. O formulário será disponibilizado pela Junta Comercial do Paraná, que vai enviar os dados coletados aos órgãos envolvidos no processo (municípios, secretaria da fazenda, secretaria de finanças, órgãos de licenciamento, Receita Federal do Brasil e eSocial). Sem o Balcão Único, é preciso acessar todos os órgãos para finalizar os trâmites.

“Nessa reunião, tratamos de assuntos relacionados ao processo de registro das juntas comerciais, melhoria do ambiente de negócio no Brasil, automatização das consultas de viabilidade dos municípios e também a implantação do Balcão Único. O balcão único deverá estar implantado na Jucepar no mês de novembro”, afirma Rigoni.

A reunião ainda teve como pauta o balanço das ações das juntas comerciais no ano e os preparativos finais do III Congresso Nacional das Juntas Comerciais (CONAJ) e do I Congresso Internacional de Registro Mercantil (CIREM), organizado pela Fenaju e pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCISRS).

“Foi um momento em que se discutiu entre as juntas comerciais medidas para a evolução do registro mercantil no Brasil, para que a vida do empreendedor possa ser facilitada”, destacou a presidente da Fenaju, Alzenir Porto.