Presidente da Jucepar recebe Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa 14/09/2017 - 17:50

O Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, José Ricardo Veiga, visitou a sede da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) e conversou com o presidente da autarquia, Ardisson Akel, sobre o papel do órgão na simplificação e desburocratização das etapas para os registros de empresas no Estado. O secretário elogiou o papel da Jucepar, que é responsável por integrar o sistema de diferentes órgãos reguladores e licenciadores das empresas. Além da visita, o secretário destacou os avanços da Jucepar durante a reunião do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), que aconteceu na última sexta-feira (15).

“Fiquei muito animado com o papel que a Junta Comercial desempenha aqui no Paraná. Ser integradora dos sistemas e garantir a simplificação na hora da abertura, alteração ou fechamento de empresas é de grande responsabilidade e é preciso um órgão sério e competente que zele por isso”, disse.

Veiga lembrou que uma das premissas da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), é a entrada única de dados para realizar o registro das empresas. “Aqui no Paraná, a Junta Comercial está capitaneando isso de maneira salutar”, reforçou.

O presidente da Jucepar, Ardisson Akel, apresentou um panorama dos trabalhos realizados pela Junta Comercial. “A Jucepar comemora este ano, 125 anos e temos muitos desafios, mas também muito a comemorar. Em 2017 ainda vamos promover um concurso público para recompor nosso quadro funcional em Curitiba e isto vai garantir ainda mais agilidade e transparência nas nossas atividades”, comentou.

Além do processo seletivo, Akel também lembrou que como responsável por integrar os sistemas de diferentes órgãos, a Jucepar, através do sistema Empresa Fácil Paraná, já reúne, em uma única porta de entrada, os sistemas do Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. Até o momento, 212 prefeituras também estão integradas ao Empresa Fácil Paraná.

Micro e Pequenas Empresas

Em todo o Estado do Paraná, de acordo com os dados da Junta Comercial do Paraná, existem 623.468 microempresas ativas e mais de 45,4 mil de pequeno porte funcionando no Estado.