Presidente da Jucepar reúne-se com a diretoria da Fecopar 14/12/2015 - 17:27

O presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, o vice-presidente, Valdir Pietrobon e a secretária geral da autarquia, Libertad Bogus, reuniram-se na última sexta-feira (11), com o conselho de representantes e a diretoria da Federação dos Contabilistas do Paraná – Fecopar. O objetivo do encontro foi atualizar a classe contabilista sobre o processo de implantação do Empresa Fácil e as suas evoluções.

O presidente da Jucepar fez uma apresentação com números de atendimento e deu detalhes do processo de inovação e modernização pelos quais a Jucepar está passando para operar a Rede de Simplificação do Registro Empresarial – REDESIM, através do Empresa Fácil. Akel explicou que o processo de integração entre todos os órgãos envolvidos (Receita Federal e Estadual, Prefeituras, entre outros) é muito complexo e que a Junta Comercial está aperfeiçoando o processo que visa simplificar e desburocratizar aberturas e alterações de empresas no Paraná.

O Empresa Fácil conta hoje com mais de 200 prefeituras homologadas no sistema e pelo menos outras 20 já aderiram ao projeto e estão revendo e simplificando seus procedimentos para também se habilitarem. Para a transição, a Junta Comercial, gestora do processo, conta com apoio do Sebrae-PR e da Associação de Municípios do Paraná. O Empresa Fácil Paraná é parte do programa da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O cronograma de implantação do programa prevê a integração de todos os municípios do Paraná até o fim de 2016.
Segundo o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, o Empresa Fácil tem dado nova dinâmica às empresas do Estado. “Ao simplificarmos todo o procedimento de formalização, alteração ou baixa de um negócio, conseguimos oferecer maior celeridade aos processos de que empresários e contadores dependem, fomentando a atividade empresarial em nosso Estado, com consequente geração de empregos e renda”, disse.

Presenças no encontro

Participaram o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio; a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta; o presidente do SESCAP-PR, Mauro C. Kalinke; superintendente do Ministério do Trabalho do Paraná, Luis Fernando; presidente da Jucepar, Ardisson N. Akel; vice-presidente da Jucepar, Valdir Pietrobon; presidente do SESCAP-Londrina, Jaime Junior Silva Cardozo, além de presidentes e diretores de sindicatos de contabilistas do estado do Paraná.