Servidores da Jucepar participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama 30/10/2023 - 10:50

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) realizou uma tarde especial para os servidores da autarquia em razão do Outubro Rosa. A reflexão sobre a data foi proposta pela primeira-dama, Luciana Saito Massa, e foi realizada em parceria com a Associação dos Amigos do HC, que proferiu uma palestra sobre o câncer de mama com a enfermeira Cleide Straub da Silva Bicalho.

Segundo o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, a instituição atendeu de pronto o pedido da primeira-dama. “O Paraná inteiro está participando desse projeto de suma importância. A mulher é a principal, mas o homem também precisa ter conhecimento, pois é um parceiro da mulher,” destacou.

Também prestigiou o evento o representante da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi, em nome do secretário Ricardo Barros. “Outubro é o mês delas. Mês do Cuidado. Precisamos ter essa atenção, essa conscientização. Só quem passou por processos familiares como esse aqui sabe como uma atenção, uma mensagem, um cuidado, um aviso, pode salvar muitas vidas”, ressaltou.

Cerca de 80 funcionários estiveram presentes para aprender um pouco mais sobre o assunto e repassar esse conhecimento para frente. A maioria dos servidores é mulher e muitos deles ganharam camiseta do Paraná Rosa, presente da primeira-dama. “Todos os funcionários estiveram prontos e preparados para esse momento, mas estamos conscientes de que a prevenção é o ano inteiro”, ressalta Anielle Luniere, representante dos servidores da Jucepar.

PALESTRA – A enfermeira Cleide Straub da Silva Bicalho, palestrante do evento, abordou vários pontos importantes sobre os cuidados e prevenção ao câncer de mama. Ela apresenta como principal desafio o autocuidado por parte da mulher. “Temos esperança de dias melhores e todos precisamos ser multiplicadores dessa informação”.

A história do Outubro Rosa foi como ela iniciou a palestra, lembrando que, no Brasil, é celebrado desde 2002, e foi inspiração para várias outras campanhas que adotam cores em todos os meses do ano.

Cleide também apresentou dados importantes. A estimativa é que mais de 73,6 mil mulheres tenham desenvolvido a doença até 2025, conforme informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Além disso, o câncer de mama é o mais frequente, sendo 30% de todos os casos de câncer na mulher, seguido do cólon e reto (9,7%) e colo do útero (7,0%).

A palestrante explicou que existem 12 sintomas que podem ser observados no seio da mulher: endurecimento, sulco, erosão de pele, vermelhidão ou ardor, fluido desconhecido, buracos, nódulo interno, pele de laranja, assimetria, afundamento do mamilo, veia crescente e protuberância. Todos eles ilustrados com exemplos durante a apresentação.

Entre as formas de prevenção citadas pela enfermeira estão a adoção de uma alimentação saudável, praticar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana, autocuidado, monitoramento de casos na família e realização de exames preventivos regularmente.