Sistema que facilita abertura de empresas é apresentado em evento do Sebrae 30/08/2017 - 18:00

Das mais de 21 mil empresas abertas de janeiro a julho deste ano no Paraná, 99% foram abertas através do sistema Empresa Fácil Paraná. Implantado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), no final de 2015, para desburocratizar os processos de registros de empresas no Estado, o sistema já contribuiu para a abertura de mais de 100 mil novos negócios e reduziu os prazos e os caminhos que precisavam ser percorridos para abrir, alterar ou fechar uma empresa. A agilidade do sistema foi apresentada nesta quarta-feira (30), durante o 2º Encontro de Micro e Pequenas Empresas promovido pelo Sebrae no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

De acordo com a Jucepar, o Paraná tem 623.468 microempresas ativas e mais de 45,4 mil empresas de pequeno porte funcionando no Estado. “A atividade empresarial é fundamental para o desenvolvimento sustentável da economia, principalmente em um momento em que percebemos sinais de retomada no crescimento. Simplificar os processos, modernizar os sistemas, é um passo importante para garantir a confiança do empresário e dos investimentos”, disse o presidente da Jucepar, Ardisson Akel.

Com a criação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), no Paraná a Jucepar passou ser o órgão responsável por integrar os sistemas de diferentes órgãos reguladores e licenciadores dos registros das empresas. Na prática, isso permite que em vez de entregar os mesmos documentos em vários endereços, para órgãos de diferentes competências, o empresário e o contador, acompanhem o processo, de maneira on-line, através de uma plataforma única, o Empresa Fácil da Junta Comercial.

Segundo a secretária-geral da Jucepar, Libertad Bogus, já é possível consultar a viabilidade de nome, endereço, CNPJ e análise do Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária através do Empresa Fácil. “Recentemente também assinamos um convênio com a Secretaria da Fazenda para a solicitação da Inscrição Estadual pelo sistema. Além disso, já são 212 prefeituras integradas no Empresa Fácil. Isso faz com que o tempo de abertura para algumas modalidades de empresas seja de no máximo cinco dias úteis”, informa. De acordo com ela, a prefeitura de Curitiba, responsável por 30% da atividade comercial do Estado deve estar integrada por completo até outubro deste ano.

Balanço

O número de empresas abertas no Paraná (entre janeiro e julho de 2017) aumentou 6,5% com relação ao mesmo período do ano anterior (quando foram 19.931 empresas abertas). A expectativa da instituição é que o Estado feche o ano superando o número de 39.481 empresas abertas durante todo o ano de 2016. “Este crescimento é importante, pois enquanto o país começa a engatinhar para uma retomada, o Paraná já registra dados positivos”, comemora o presidente da Jucepar, Ardisson Akel.