Tempo de abertura de empresas passa de 8 dias para menos de 24 horas em quatro anos 02/01/2023 - 10:04

O ano de 2022 foi o melhor da história em agilidade para a abertura de empresas no Paraná. O Estado registra média inferior a 24 horas de tempo necessário desde março, e tem batido recordes de menor prazo. O mais baixo foi em outubro, com apenas 14 horas para o empresário começar um empreendimento. Os dados, disponibilizados pela Junta Comercial do Estado, também podem ser encontrados na RedeSim, do governo federal.

Em janeiro de 2019, primeiro da gestão, o tempo estava em 8 dias e 18 horas, sendo que 40% das empresas demoravam mais de 7 dias para serem abertas e outras 40% levavam entre 3 e 5 dias. Agora está em 15 horas. No mesmo período, a média nacional era de 5 dias e 13 horas, e agora está em 1 dia e 12 horas, muito distante dos índices paranaenses.

O volume de pessoas querendo abrir uma empresa também era menor no começo de 2019, com 2.247 solicitações. Em outubro de 2022, mês mais ágil da história do Paraná, foram 4.645 processos para abertura de empresas, mais do que o dobro.

“Quando assumimos a Junta Comercial, em 2019, ocupávamos o 27º lugar no Ranking Nacional divulgado pela Redesim, da Receita Federal. A missão da diretoria era mudar essa colocação e levar a Junta para um lugar de destaque no Brasil. Para isso criamos o Projeto Junta 100% Digital e colocamos a Jucepar como referência no registro de empresas no Brasil”, diz o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni.

Em janeiro de 2019, o Paraná estava na penúltima posição do ranking (27º) de tempo. Em 2022 o Paraná esteve entre os cinco primeiros em quase todos os meses do ano.

O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro e obtenção do CNPJ. Não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para funcionamento do negócio.