NOMEAÇÃO DE TRADUTOR E INTÉRPRETE PÚBLICO AD HOC
Nos casos de inexistência, impedimento ou indisponibilidade, em todo o território nacional, de tradutor matriculado no idioma de interesse, é possível solicitar à junta comercial a designação de tradutor ad hoc seguindo as regras dispostas no art. 27 da IN DREI 52/2022.
Nessa hipótese, a nomeação do profissional será para a tradução daquele documento específico e o requerimento deve ser apresentado na Jucepar pelo profissional de sua livre escolha.
Para apresentar o pedido de nomeação como tradutor ad hoc, o tradutor deve acessar o site www.empresafacil.pr.gov.br, na seção de “Serviços dos Órgãos – Junta Comercial”, selecionar a opção “Tradutor”, clicar em “Nomeação de Tradutor Ad Hoc” e fazer o login com o gov.br do tradutor. Em seguida cumprir os passos abaixo:
- Preencher o formulário e avançar;
- Na opção, “consultar taxas”, gerar a guia de pagamento;
- Clicar em “assinatura eletrônica” e no campo “Documentos Levados ao Registro”, enviar este com os campos preenchidos;
- Em “outros documentos” clicar em “Adicionar Documento” e anexar:
- Cópia simples do diploma (selecionar o tipo “Diploma de Curso Superior”);
- Cópia simples do documento de identificação e/com CPF (selecionar o tipo “Documento Oficial de Identificação”);
- Documento a ser traduzido (selecionar o tipo “Documento a ser Traduzido”);
- Clicar em “Avançar";
- Assinar o “Termo de Compromisso” e “Requerimento”.
- Compensada a taxa, anexados e assinados os documentos, clicar em “protocolar”.
- Após deferimento, a Jucepar publicará no Diário Oficial do Estado a respectiva portaria de nomeação e a anexará ao protocolo, finalizando o processo. A partir de então, o profissional estará formalmente autorizado a realizar a tradução do documento.
*Após preencher o formulário (passo 1), o sistema disponibilizará o número do protocolo (formato PRE), que poderá ser consultado a qualquer momento na página inicial do site pela funcionalidade “Acompanhamento do Protocolo”, disponível no canto superior direito da tela.