Ferramenta da Junta Comercial agiliza acesso a informações estatísticas sobre empresas no Paraná 15/10/2021 - 15:52

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) disponibiliza a partir desta sexta-feira (15) a ferramenta Empresas PR. O sistema torna mais moderna e ágil a divulgação de informações completas sobre empresas do Estado. Será possível conhecer o número de aberturas e baixas de empresas, com pesquisas dinâmicas por município, região geográfica, atividade econômica, natureza jurídica e porte empresarial.

“A Junta está inovando novamente com a construção desse BI, em que disponibilizamos todas as informações estatísticas com relação a abertura e fechamento de empresas. A informação consta no site e todas as pessoas externas poderão consultar para fins de divulgação, de publicação ou até mesmo de dados estatísticos”, explica o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni.

No Paraná, saldo de novas empresas cresce 13,9% em 2021, aponta Jucepar

Com incremento no turismo, volume de serviços avança no Paraná em agosto

 

ATENDER DEMANDAS - Os dados serão atualizados mensalmente. A ferramenta deve atender às frequentes demandas vindas da imprensa, órgãos públicos, estudantes, empresários ou interessados em geral. Isso colabora na convergência entre as diretrizes do Governo do Estado e a missão da Junta de agilizar trâmites, desburocratizar e possibilitar a transparência e rapidez dos processos de forma 100% digital.

Os relatórios disponibilizados contêm dados dos anos de 2020 e 2021 e foram retirados do sistema Empresa Fácil, administrado pela Jucepar, na qualidade de Integrador Estadual.

Indústria paranaense cresce 1,5% em agosto e mantém alta no ano, aponta IBGE

PESQUISAS - Com o sistema, será possível pesquisar, por exemplo, quantas empresas abriram ou encerraram as atividades, em determinado mês ou ano, cidade ou região geográfica. Também poderá ser pesquisado o volume de empresas abertas ou fechadas por seção da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), o que permitirá saber quais atividades estão em crescimento ou redução nos municípios ou no Estado.

Paraná volta a se destacar no tempo de abertura de empresas em agosto: 1 dia e 14 horas 

Outro tipo de pesquisa disponibilizada será sobre o porte, trazendo os números de microempresas, empresas de pequeno porte ou MEIs abertos ou baixados no Estado, por município e período. Também poderá ser conhecido o volume de empresas abertas ou fechadas, por natureza jurídica, trazendo dados de quantas sociedades empresárias, sociedades anônimas, cooperativas, empresas públicas, MEIs ou outras naturezas jurídicas abriram ou fecharam no período solicitado, por cidade ou no Estado.