Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais no Estado do Paraná

 

Para que um documento escrito em idioma estrangeiro possa ter validade no Brasil, ele precisa ser traduzido para o português por um tradutor público e intérprete comercial – ou seja, um tradutor juramentado. Nenhum documento redigido em idioma estrangeiro tem validade no Brasil, portanto, se não for acompanhado da respectiva tradução juramentada, que é um documento dotado de fé pública. Já as chamadas “versões” (traduções do português para um idioma estrangeiro) feitas por um tradutor público brasileiro são reconhecidas e aceitas por muitos países. Entretanto, há exceções, e é essencial verificar previamente, com a instituição a que o documento se destina, se uma tradução feita aqui será aceita no exterior.

Os tradutores juramentados, por sua vez, são pessoas que prestaram um concurso público e, após aprovados, foram nomeados pelo Estado e estão registrados na Junta Comercial. A regulamentação do ofício decorre do Decreto Federal nº 13.609, de 21/10/1943, e instruções normativas subsequentes.

Os tradutores públicos também atuam como intérpretes em juízo em cartórios ou outros locais onde haja necessidade de assistência a estrangeiros que não dominam nosso idioma. Isso dá garantias de que o estrangeiro esteja ciente do que aquele ato significa e com o que se compromete ao assiná-lo. Para saber se um tradutor está realmente habilitado para atuar como tradutor juramentado, basta verificar se seu nome consta da relação de tradutores divulgada no site da Junta Comercial do seu estado.

Todos os tradutores públicos de um estado atuam sob a mesma tabela de emolumentos, fixada pela Junta Comercial, e calculam seus orçamentos com base nas disposições da tabela em vigor. Você pode conferir os valores da tabela de emolumentos da Jucepar no banner ao lado.

Fonte: ATPP - Associação dos Tradutores Públicos do Paraná

Tabela de Emolumentos do Tradutores Juramentados
PORTARIA 049/2020

Consulte Aqui

Saiba mais:

Legislação - Tradutores Juramentados

Consulte aqui

 

RELAÇÃO DOS TRADUTORES PÚBLICOS E INTÉRPRETES COMERCIAIS HABILITADOS NO ESTADO DO PARANÁ

ALEMÃO

A

 

ÁRABE

arabe

 

ESPANHOL

ESPANHOL

 

FRANCÊS

FRA

 

HOLANDÊS

HOL

 

INGLÊS

ing

 

ITALIANO

ITA

 

JAPONÊS

JAP

 

RUSSO

russ

 

UCRANIANO

UCRANIANO

 

 

 

 


Mais informações sobre tradutores públicos e intérpretes comerciais:

Seção de Agentes Auxiliares do Comércio - Tradutores

Etelmi Nogueira Kaiser Wasem | (41) 3310-3436
E-mail: tradutores@jucepar.pr.gov.br